From: Rodolfo Penha <rodolfo.penha@×××××.com>
To: gentoo-user-br@××××××××××××.org
Subject: Re: [gentoo-user-br] falha no mouse
Date: Tue, 29 Mar 2005 12:20:44
Bem, o devfs tornou-se obsoleto e o udev substituiu-o implementando
algumas novas funcionalidades. Basicamente o udev possibilita a criação
de dispositivos dinamicamente. Isso, a principio, não parece ser muito
coerente quando pensamos em dispositivos fixos. O primeiro hd será
sempre o /dev/hda (ou /dev/sda). Porém, pense em dispositivos
hot-plugable (USB, FireWire, hot-swap, etc.). Como eles serão nomeados?
E quando forem desconectados? Qual o primeiro dispositivo? O udev surgiu
para solucionar estes problemas. Além de criar dispositivos
dinamicamente, o udev disponibiliza uma uma API, que pode ser utilizada
em espaço de usuário.

Você pode utilizar o udev e o devfs ao mesmo tempo, desde que vc
desabilite no kernel a opção que monta o devfs automaticamente durante o
boot. Além disso, é possível desabilitar o udev, ou o devfs, passando os
parâmetros gentoo=noudev, ou gentoo=nodevfs para o seu kernel na
inicialização do sistema.

Maiores informações sobre o udev podem ser obtidas em
http://www.gentoo.org/doc/en/udev-guide.xml (não sei se este doc já está
disponível em português).

[ ]s

Rodolfo Penha