From: Daniel Medeiros <m3g1st@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Vale a pena trocar Desktop por PS3?
Date: Wed, 27 Aug 2008 01:33:16
1 Pessoal, muito obrigado. Eu queria tirar as dúvidas porquê surgiu a
2 oportunidade. Acho que vou continuar com meu P IV mesmo. Mais uma vez
3 obrigado a todos.
4
5 2008/8/26 Wagner Reck <wiglot@×××××.com>:
6 > Não que estivesse pesquisando, mas apareceu....
7 > Usuário coloca Windows Vista para rodar no PS3
8 >
9 > http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=37844&sec=7
10 >
11 > Ele usou Qemu, como tu tinha falado em trabalhar com virtualização... essa
12 > reportagem vai te tirar todas esperanças...
13 >
14 > Abraços
15 >
16 > 2008/8/26 Wagner Reck <wiglot@×××××.com>
17 >>
18 >> Daniel
19 >> O PS3 tem alto poder de processamento, mas lembra que ele é feito pra
20 >> rodar um aplicativo por vez (jogos) e algum serviço para controlar I/O e
21 >> coisas do tipo...
22 >> Já um Desktop tem X, firefox, serviços, openoffice... tudo aberto ao mesmo
23 >> tempo... 256 ficaria muito pouco...
24 >>
25 >> Agora se tu pretende fazer pesquisas que exijam MUITO processamento, dai é
26 >> de pensar no caso...
27 >>
28 >> Eu vi no Fisl ano passado o pessoal rodando uma Debian com LiveCD, mas era
29 >> uma apresentação rápida, não pude notar o desenpenho para Desktop...
30 >>
31 >> Quanto a Parte de pesquisa gráfica, acho que uma placa de vídeo dessas
32 >> porrada te resolve o problema
33 >>
34 >> Att.
35 >> Wagner Reck
36 >>
37 >> 2008/8/26 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
38 >>>
39 >>> Nunca vi nem usei um ps3 com linux, só de ler mesmo pela net, então eu
40 >>> posso estar falando besteira.
41 >>>
42 >>> Mas nas minhas experiências, mesmo 512 eu já acho pouco pra mexer com
43 >>> virtualização, dependendo do que eu faço, até 1gb eu me incomodo as vezes.
44 >>>
45 >>> E acho q pc tá tão barato hj em dia q talvez não valha a dor de cabeça de
46 >>> tentar deixar um ps3 rodendo.
47 >>>
48 >>> Olha essas promoções do submarino, por exemplo, PCs novos, com garantia,
49 >>> frete-gratis e em 12x sem juros:
50 >>>
51 >>> [1] CPU Dual Core 2GB 250GB
52 >>> + Monitor LCD 17" AOC
53 >>> R$ 1.199,00
54 >>>
55 >>>
56 >>> [2] CPU Dual Core E2180 2GB 320GB DVDRW
57 >>> + Monitor LCD 22" Wide AOC
58 >>> R$ 1.399,00
59 >>>
60 >>>
61 >>> Tem o pessoal da unicamp tmb que montou um cluster com PS3 [3] lá, talvez
62 >>> se vc tentar entrar em contato com alguém de lá, tenho ctza que alguém
63 >>> próximo deve ter feito um desktop lá...
64 >>>
65 >>>
66 >>> [1]
67 >>> http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&CatId=11101&ProdId=21408039&ST=BV11101&OperId=0&CellType=2
68 >>>
69 >>> [2]
70 >>> http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=10&CatId=80456&PrevCatId=11101&ProdId=21412186&ST=BL80456&OperId=0&CellType=2
71 >>>
72 >>> [3]
73 >>> http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL146410-6174,00-UNICAMP+USA+PLAYSTATION+PARA+REALIZAR+PESQUISAS.html
74 >>>
75 >>> 2008/8/26 Daniel Medeiros <m3g1st@×××××.com>
76 >>>>
77 >>>> Alguém sabe me dizer se é vantagem trocar um desktop por um ps3, para
78 >>>> usá-lo como computador pessoal? A parte de jogos não me interessa
79 >>>> muito. Talvez uns 10% para brincar com minha filha, mas a parte de
80 >>>> programação gráfica está nos meus planos futuros.
81 >>>> A arquitetura do Cell me impressionou, e pensei que talvez um
82 >>>> "gentoozinho" nele ficaria interessante.
83 >>>> Ele possui 256 de ram e 256 para vídeo, limitados pelo hypervisor.
84 >>>> Talvez seja um ponto a observar, apesar de eu ser minimalista na
85 >>>> utilização do X e do sistema. Tenho intenção de gerar outras
86 >>>> máquinas, com Xen ou até virtualbox. É uma máquina para estudo e a
87 >>>> intenção é economizar. Tenho um pentium 4 3.0mhz , que entraria na
88 >>>> negociação. A questão aqui não é o valor do pentium 3, mas sim a
89 >>>> vantagem do processamento e utilização do ps3, visto que o mesmo
90 >>>> substituiria (vale a pena? realmente substituiria bem?) o atual
91 >>>> desktop. Queria um parecer técnico, ou experiências, para anexar às
92 >>>> informações que tirei da rede.
93 >>>>
94 >>>> processor : 0
95 >>>> vendor_id : GenuineIntel
96 >>>> cpu family : 15
97 >>>> model : 6
98 >>>> model name : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz
99 >>>> stepping : 5
100 >>>> cpu MHz : 2999.746
101 >>>> cache size : 2048 KB
102 >>>> fdiv_bug : no
103 >>>> hlt_bug : no
104 >>>> f00f_bug : no
105 >>>> coma_bug : no
106 >>>> fpu : yes
107 >>>> fpu_exception : yes
108 >>>> cpuid level : 6
109 >>>> wp : yes
110 >>>> flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge
111 >>>> mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx
112 >>>> lm constant_tsc pni monitor ds_cpl est tm2 cid cx16 xtpr lahf_lm
113 >>>> bogomips : 6006.16
114 >>>>
115 >>>> processor : 1 *
116 >>>> ...
117 >>>>
118 >>>> * Obs. encurtei para facilitar.
119 >>>>
120 >>>
121 >>>
122 >>>
123 >>> --
124 >>> Fabiano.
128 >> --
129 >> Att.
130 >>
131 >> Wagner de M. Reck
132 >> Acadêmico de Ciência da Computação
133 >> UNIPAMPA/UFSM
134 >> Téc. em Informática
135 >> wiglot@×××××.com
140 > Att.
141 >
142 > Wagner de M. Reck
143 > Acadêmico de Ciência da Computação
144 > UNIPAMPA/UFSM
145 > Téc. em Informática
146 > wiglot@×××××.com
147 >