From: Magno Torres <magnotorres@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Dicas de keywords e USE
Date: Fri, 31 Mar 2006 19:33:43
1 Galera,
2
3 Tendo em vista as ultimas discussões, pensando no tanto de gente que
4 não usa keywords ou useflags(não estou citando ninguem das threads,
5 acho que a maoiria que discutiu comigo era usuário avançado e deve
6 usar), segue minha contribuição para tentar difundir o uso deste
7 mecanismo
10 olha o meu packages.keywords:
11 magno@magno ~ $ cat /etc/portage/package.keywords
12
13 media-video/mplayer ~x86
14 #media-libs/win32codecs ~x86
15 net-www/mplayerplug-in ~x86
16
17 www-client/mozilla-launcher ~x86
18 www-client/mozilla-firefox ~x86
19 dev-libs/nss ~x86
20 #mail-client/mozilla-thunderbird ~x86
21
22 app-cdr/k3b ~x86
23 media-sound/amarok ~x86
24
25 net-p2p/bittorrent ~x86
26
27 net-im/skype ~x86
28
29 net-p2p/xmule ~x86
30
31 #net-analyzer/dsniff ~x86
32 #sys-libs/db ~x86
33
34 app-office/openoffice ~x86
35 app-text/hunspell ~x86
36 media-video/spca5xx ~x86
37
38 net-wireless/madwifi-driver ~x86
39 net-wireless/madwifi-tools ~x86
40 net-wireless/wpa_supplicant ~x86
41
42 kde-base/kde ~x86
43 kde-base/kdeaddons ~x86
44 kde-base/kdelibs ~x86
45 kde-base/arts ~x86
46 kde-base/kdepim ~x86
47 kde-base/kdebase ~x86
48 kde-base/kdegames ~x86
49 kde-base/kdemultimedia ~x86
50 media-libs/akode ~x86
51 kde-base/kdenetwork ~x86
52 kde-base/kdeadmin ~x86
53 kde-base/kdewebdev ~x86
54 kde-base/kdegraphics ~x86
55 kde-base/kdeedu ~x86
56 kde-base/kdeutils ~x86
57 kde-base/kdetoys ~x86
58 kde-base/kdeartwork ~x86
59 kde-base/kde-i18n ~x86
60 kde-base/cervisia ~x86
61 kde-base/kompare ~x86
62 kde-base/kdeaccessibility ~x86
63
64 Estas configurações funcionam de forma estável em x86 e são otimas pra
65 quem tem um desktop com a distro kde. O kopete por exemplo tem suporte
66 a webcam, show de bola :)
67 Colocar pacote como o firefox/thunderbird/kde não tem muito problema,
68 geralmente as novas versões são mais estáveis que as anteriores e
69 eliminam varios bugs. Só tomar cuidado quando ver versões rc, beta...
70 ai neste caso, a sugestao é comentar as entradas ou mandar brasa se
71 curtir emoções fortes, sempre fazendo uso do quickpkg pra caso de
72 problemas...
73
74 Por que é melhor colocar os pacotes neste arquivo, do que usar
75 ACCEPT_KEYWORDS=~x86?
76 Se vc usar o ACCEPT_KEYWORDS=~x86 na linha de comando, quando fizer
77 um outro emerge -uDav world vão aparecer varios pacotes pedindo
78 downgrade.
79 Se fizer ACCEPT_KEYWORDS=~x86 diretamente no make.conf, pacotes não
80 muito confiaveis, ou mesmo que não tem necessidade de serem
81 atualizados com frequencia, como o apache, passarão a ter suas ultimas
82 versões instaladas, deixando o sistema menos estavel
85 Agora as useflags:
86 vejam o meu arquivo de USE:
87
88 magno@magno ~ $ cat /etc/portage/package.use
89 net-wireless/wpa_supplicant madwifi
90 www-client/mozilla-firefox java
91 dev-java/sun-jdk -nsplugin
92 dev-ml/lablgtk svg
93 dev-php/mod_php mysql gd
94 dev-php/php mysql gd
95 media-sound/amarok visualization
96
97 e o meu make.conf
98
99 magno@magno ~ $ cat /etc/make.conf|grep -v ^#
100 CHOST="i686-pc-linux-gnu"
101 CFLAGS="-march=prescott -O2 -pipe -fomit-frame-pointer"
102 CXXFLAGS=$CFLAGS
103
104 USE="a52 aac accessibility asf bl bluetooth cddb cdparanoia css dga dv dvb dvd
105 dvdr dvdread edl fame gimpprint innodb insecure-drivers ipod javascript
106 jce live lzo mjpeg mmx mpeg4 mplayer musepack musicbrainz net network
107 nfsv4 nntp nsplugin ntfs ntlm rdesktop real reiserfs sndfile softmmu sse
108 sse2 tga theora unicode vcd vidix vim wifi win32codecs winbind xcomposite
109 xfs xinerama xscreensaver xvmc -mysql"
110
111 FEATURES="ccache distcc"
112 LINGUAS=pt_BR
113 PORTDIR_OVERLAY=/usr/local/portage
114 VIDEO_CARDS=savage
115
116 Como veem, tem muitas USE bem interessantes pra quem quer tem um
117 ambiente desktop bem turbinado, vejo por exemplo o GMC da globo.com
118 "sem muitos problemas" com essas USEs
119
120 Se analisarem bem, verão que coloquei o -mysql no make.conf, esta USE
121 ficou global
122 Mas quero o suporte ao mysql no php, entao adicionei apenas no
123 /etc/portage/package.use
124 O nsplugin eu adicionei global, mas nao quero o plugin do sun-jdk no
125 meu firefox (o da blackdown é muito melhor, funciona java web start
126 numa boa, tudo rola melhor com ele). Entao eu coloco o -nsplugin no
127 arquivo packages.use e pronto, problema resolvido
128
129 Quem nunca usou, esta passando da hora, verão um novo mundo, total
130 quebra de paradigmas :). Eu mesmo demorei pra usar, mas quando comecei
131 nao parei mais
132 Um otimo programa pra estudar as use's é o ufed (emerge ufed)
133
134 []s a todos
139 []s Magno
140 http://magno.multiply.com