From: Thiago <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] PHP recebendo dados em UTF-8 do MySQL após atualização
Date: Fri, 19 May 2006 04:14:25
1 Tive esse mesmo problema quando atualizei o mysql pra 4.1.19.
2
3 Se tu der "equery uses mysql" deves ver algo como:
4
5 [ Found these USE variables for dev-db/mysql-4.1.19 ]
6 ...
7 + - latin1 : Use LATIN1 encoding instead of UTF8.
8 ...
9
10 Para consertar isso: "echo dev-db/mysql latin1 >> /etc/portage/package.use"
11
12 Depois recompila e restarta o serviço.
13
14 Só pra ter certeza que tu vai conseguir vou colocar um pedaço do meu my.cnf:
15
16 # The following options will be passed to all MySQL clients
17 [client]
18 #password = your_password
19 port = 3306
20 socket = /var/run/mysqld/mysqld.sock
21
22 [mysql]
23 character-sets-dir=/usr/share/mysql/charsets
24 default-character-set=latin1
25
26 [mysqladmin]
27 character-sets-dir=/usr/share/mysql/charsets
28 default-character-set=latin1
29
30 [mysqlcheck]
31 character-sets-dir=/usr/share/mysql/charsets
32 default-character-set=latin1
33
34 [mysqldump]
35 character-sets-dir=/usr/share/mysql/charsets
36 default-character-set=latin1
37
38 [mysqlimport]
39 character-sets-dir=/usr/share/mysql/charsets
40 default-character-set=latin1
41
42 [mysqlshow]
43 character-sets-dir=/usr/share/mysql/charsets
44 default-character-set=latin1
45
46 [myisampack]
47 character-sets-dir=/usr/share/mysql/charsets
48
49 # add a section [mysqld-4.1] or [mysqld-5.0] for specific configurations
50 [mysqld]
51 character-set-server=latin1
52 default-character-set=latin1
55 > Pessoal,
56 >
57 > eu estou com um mistério aqui. Depois que eu atualizei o meu PHP para
58 > o dev-lang/php-5.1.4 os textos vindos do MySQL passaram a chegar para
59 > o PHP codificados em Unicode UTF-8.
60 >
61 > Eu já procurei nos arquivos de configuração do MySQL e está tudo
62 > marcando latin1.
63 >
64 > Existe alguma forma de fazer o MySQL voltar a passar os dados para o
65 > PHP em LATIN1? Quando eu dou um mysqldump nos bancos de dados dá para
66 > ver que os bancos ainda estão codificados em latin1, então está
67 > havendo uma conversão em algum lugar.
68 >
69 > O php da console (cli) também apresenta o mesmo problema. Já o comando
70 > mysql está retornando a codificação esperada: latin1.
71 >
72 > Eu vou converter os meus sites para UTF-8 em breve, mas por enquanto
73 > eu gostaria de manter o ISO-8859-1 (latin1) mesmo.
74 >
75 > Alguem tem alguma dica?
76 >
77 > Daniel