From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] evms ou lvm2 [RESOLVIDO]
Date: Mon, 28 Aug 2006 22:04:42
1 Acho que fui muito subjetivo, vou escrever dinovo. Desculpem o e-mail gigante.
2
3 Depois de dar uma olhada no "Architeture Overview" do evms eu me decidi. Ele
4 fala mais sobre o funcionamento do evms e a trolha de funcionalidades dele.
5 O user guide é muito enrolado, fala muito pra dizer pouco e não da uma visão
6 geral do evms pra quem não o conhece, apenas fica explicando opções do
7 programa.
8
9 Porque não o evms:
10 - Documentação grande demais e objetiva de menos.
11
12 - É metido a fazer tanta coisa que fica difícil entender como usa-lo em cada
13 situação.
14
15 - Ele tem tantos recursos e controla tantos aspectos do uso de um disco que
16 as interfaces acabam sendo complicadas, cheias de opções, menus, telas e
17 nomes próprios do evms.
18
19 - Imaginem uma interface que pode gerenciar essa bagunça e ainda tem várias
20 opções que não estam ilustradas aqui:
21 http://evms.sourceforge.net/architecture/evms-data-example.png
22
23 - Em geral eu tenho um certo pré-conceito (ou preconceito) em relação a
24 programas que tenham as palavras enterprise ou system no nome (tipo
25 Enterprise Volume Management System), prefiro logical volume manager, é
26 menor e da o recado. O que você faria pra um servidor? Compraria uma
27 "solução" corporativa que vem numa caixa da papelão com um lagarto feliz na
28 frente escrito "SuSe Linux Enterprise Server Edition 10.0" onde cabem uns 30
29 CDs ao invés de um envolvido em uma armação de papelão praticamente a prova
30 de choques ou entraria em www.gentoo.org?
31
32 - E também não sou muito chegado nessa vertente software livre da IBM,
33 afinal, eles estão mais interessados em ganhar dinheiro do que realmente
34 contribuir com a comunidade dos usuários de softwares livres e vão apoiar o
35 sistema operacional que eles acharem mais $conveniente$ no momento.
36
37 Por isso, viva o LVM.
40 Quoting Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>:
41
42 > Provavelmente ele quis dizer que o EVMS é overkill.
43 >