From: Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo-BSD 7.2 ?
Date: Fri, 22 May 2009 15:24:15
1 Em 2009-05-22, Zhu Sha Zang escreveu:
2 > Juro, não quero causar flame.
3
4 Ok, está perdoado! rsrss.
5
6 > Mas qual a utilidade dessa mistura.
7 > Tenho dual boot aqui Gentoo/FreeBSD. Alguns servidores
8 > gentoo, outros FreeBSD. Não consigo entender essa de
9 > misturar as coisas.
10
11 Zhu, eu acho que não é nem 8, nem 80.
12 Eu tenho acompanhado outras listas e vi que você está na FUG-BR.
13 Logo, acredito que você tenha gostado do Freebsd como ele é. Não é meu caso.
14
15 Eu venho de uma plataforma linux... lá na década de 90 eu aprendi a mexer
16 com slack.
17 Mas como era muito queixo-duro, não me aprofundei muito... sabia usar,
18 compilar algumas coisinhas, blz.
19 Hoje em dia, devido à minha área de atuação, preciso de linux ...e acabei
20 utilizando Gentoo, por ser muito mais prático.
21
22 O Gentoo é muito mais amigável.
23
24 Gosto da estrutura de diretórios do Gentoo, que acho um ponto fraquíssimo do
25 Frebsd.
26 No Freebsd, o arquivos de configuração do que é instalado qdo vc está
27 subindo uma máquina é em /etc ...
28 Tudo o que você instala depois vai parar em /usr/local/etc... pronto, já
29 tenho em 2 lugares diferentes as mesmas coisas.
30 O mesmo acontece para os scripts de inicialização, que de largada ficam em
31 /etc/rc.d ... depois de instalar algo, vai parar em /usr/local/etc/rc.d ...
32 Isso realmente me incomoda, apesar de saber que isso é da cultura BSD.
33
34 Outra coisa que acho péssima no Freebsd: Ports!
35 Não consigo me entender direito com ele... aquele cvsup para atualizá-lo (e
36 manter na mesma árvore) é um porre!
37 Ontem mesmo... tenho alguns servidores que recebi de legado... é um Freebsd
38 5.3.
39 Precisava instalar o wget... quem disse que tinha no ports?
40 Então fui atualizá-lo... portsnap não tinha.
41 Única coisa que me sobrou foi aquele cvsup... então fui criar o supfile...
42 qual "tag" colocar para manter o ports na árvore do 5.3 ?
43 Tentei RELENG-5-3 e rodei a sincronização... ele apagou o restante da árvore
44 do ports... que legal.
45 Por final, me irritei tanto que deixei "tag=." e atualizei de qualquer
46 jeito, com o que viesse... pelo menos estou conseguindo instalar o wget.
47
48 Então eu vi Gentoo-BSD. Pensei "perfeito" !!!
49 Fico com toda as facilidades do Gentoo (Portage, etc) e ainda ganho PF e
50 IPFW !!! rsrsrs.
51
52 Foram essas as razões de tentar usar o Gentoo-BSD.