From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] evms ou lvm2
Date: Mon, 14 Aug 2006 04:32:36
1 Po gurizada, ninguém tem nada a contribuir comigo aí?
2
3 Alguém que diga "eu já usei lvm" ou "parece que o til do primo do
4 irmão do cunhado do meu vizinho já ouviu falar num tal de evms"
5 (talvez um pouco mais específico) já ajudava.
8 Citando eu mesmo:
9
10 Pessoal, to precisando começar a usar um troço desses em casa e nos
11 servidores que eu monto, porém não consigo decidir o que mais se
12 apropria para o que eu quero.
13
14 O que é mais importante pra mim é uma tabela de partições flexivel,
15 mas de vez em quando um raid 0 ou 1 é bem útil.
16
17 Esses tempos precisei implementar raid 0 num servidor e usei lvm. Não
18 tive maiores problemas, uma lida no HOWTO de lvm2 do tldp.org (nem li
19 tudo) e uma ajudinha do "Gentoo Linux x86 with Software Raid and LVM2
20 Quick Install Guide"
21 (http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-x86+raid+lvm2-quickinstall.xml)
22 me fizeram pegar um servidor pronto com duas HDs usadas separadamente
23 e implementar raid 0 em algumas partições. Comecei no início da tarde
24 e umas 9 da noite tava tudo bombando, desde aprender o que era lvm até
25 aplicar num servidor já instalado.
26
27 Foi minha primeira experiência com software do tipo, depois eu ouvi
28 falar do evms e fui pesquisar. Pra mim pareceu mais poderoso, mas até
29 agora eu não entendi como ele funciona, ta me parecendo confuso demais
30 pra fazer a mesma coisa que o lvm faz ou alguma coisinha a mais.
31
32 Então. Alguém poderia contribuir para minha decisão, preciso começar
33 a implementar esse tipo de coisa daqui pra frente mas não consigo me
34 decidir. Alguém poderia me ajudar com suas experiências?
35
36 Desde já obrigado.gentoo
37
39 This message was sent using IMP, the Internet Messaging Program.