From: Ronan Arraes Jardim Chagas <ronisbr@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Arch Linux
Date: Wed, 16 Jun 2010 22:58:05
1 Bom,
2
3 Devido a problema pessoais não tenho tido tempo para manter o Gentoo, devido a
4 demora em realizar a compilação (na minha máquina o KDE leva 6h para ser
5 instalado).
6
7 Então resolvi testar o ArchLinux x86_64 para ver se conseguia algum ganho de
8 tempo.
9
10 Vou falar o que achei:
11
12 1) A distro em si é muito boa, com velocidade comparável ao Gentoo e um
13 "código de conduta" que tenta manter tudo simplificado ao máximo não escondendo
14 do usuário nada. Talvez aqui seja um pouco chato porque você tem que configurar
15 tudo mesmo, no Gentoo algumas coisas já estão prontas.
16
17 2) O pacman (gerenciador de pacotes) é muito bom! Diferentemente do
18 debian/ubuntu nunca tive problemas com atualizações.
19
20 3) O Gentoo tem muito mais pacotes oficiais que o ArchLinux. Mas o Arch tem um
21 repositório dos usuários chamados AUR que pessoas da comunidade postam
22 PKGBUILDS (equivalente aos ebuilds) para que você possa instalar programas não
23 oficiais com o pacman.
24
25 4) PKGBUILDs são bem mais fáceis de criar que ebuilds (são basicamente um
26 shell script). Isso ocorre porque, como Archlinux é binário, não existe a
27 necessidade de toda a automação que o portage fornece na hora de compilar.
28
29 5) Se você utilizar apenas repositórios oficiais estáveis, é uma distro muito
30 estável ao meu ver e bem atualizada. Se você precisar de alguns pacotes do AUR
31 não tem tanto problema dado que um usuário Gentoo já está acostumado com todo
32 o processo, basta um pouco de tempo para se adaptar.
33
34 A resposta final é o que você quer. No meu ponto de vista, levei um dia para me
35 adaptar ao ArchLinux e estou conseguindo administrá-lo com tempo menor (bem
36 menor) que o Gentoo (KDE foi instalado em menos de 20min, só o tempo de baixar
37 os pacotes). Mas, existem coisas no Gentoo que são fantásticas, como a
38 instalação de apenas o que você necessita, gerando um sistema bem limpo. Por
39 exemplo, quando instalo a MESA aqui, o pacote instala drivers de tudo que é
40 placa de vídeo. No Gentoo posso escolher apenas o driver necessário para a
41 minha. Outra coisa legal no Gentoo que é meio chato no ArchLinux é a escolha
42 da versão dos pacotes. No Arch você tem que usar as versões nos repositórios
43 (no máximo existe uma diferença entre a versão do repositório testing e
44 stable). Caso contrário, terá que, ou procurar um pacote antigo, que pode dar
45 inúmero problemas, ou recompilar a versão antiga, criando o pacote, e
46 instalando-o.
47
48 Então, dado que não observei perda significativa de velocidade no ArchLinux e
49 consegui fazer o sistema ficar funcional lá na universidade (após a minha
50 adaptação no meu desktop) em menos de 3h, resolvi continuar com o ArchLinux
51 (pelo menos até comprar meu core i7 :D). Mas, de novo, tudo depende do que
52 você quer. Gentoo e Arch são distros fantásticas com pros e con.
53
54 SDS,
55 --
56 Ronan Arraes Jardim Chagas