From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problema de charset ao montar partição automaticamente
Date: Thu, 21 Jun 2012 19:34:27
Cara, eu não tenho nada no FSTAB, se você usa KDE, o kde deve ter um
daemon que monte automaticamente unidades externas, eu uso XFCE e ele
lida automaticamente com os drivers (montagem pelo thunar-volman). Se
eu quiser modificar uma opção de montagem, simplesmente vou no
/etc/udev/rules.d e crio um arquivo lá com as opções de montagem e uma
lista de parâmetros para que não erre o drive... No caso, pode ser
algo como:

BUS=="usb", KERNEL=="sd?1", ACTION=="add",
ENV{mount_options}="noatime,sync,discard"

Aí você seta parâmetros para a montagem... Seu volume manager deve
pegar isso automático se depender do UDEV.

2012/6/21 João Matos <jaoneto@×××××.com>:
> A montagem não dá certo quando é feita automaticamente, pelo kde/udev, sem > entrada no fds tab. > > Eu tenho um hd externo, formatado em ntfs que consigo montar normalmente > quando coloco a seguinte linha no fstab: > > #/dev/sdc1              /media/hd_externo       ntfs-3g > defaults,locale=pt_BR.iso8859-1 0 0 > > porém se essa linha estiver descomentada eu só consigo montar o disco na > mão, rodando mount /media/hd_externo, e se tiver encaixado ele primeiro. > > Quando tem vários pendrives a coisa fica realmente ruim. > > Pensei que eu poderia configurar o udev pra usar o iso8859-1, ou adicionar > essa opção ao 'default' do mount options, não encontrei como fazer nenhuma > das duas ainda. > > Se eu não conseguir fazer nada disso, talvez eu possa colocar UUID no fstab > em vez de /dev/sd*. Isso não vai resolver, mas pelo menos melhora um pouco. > > > Em 21 de junho de 2012 12:50, Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com> > escreveu: > >> Antes de mais nada, como você está montando essas unidades externas? >> Faz muito tempo que não uso genkernel, mas não creio que isso tenha >> algo a ver com as montagens. >> >> 2012/6/20 João Matos <jaoneto@×××××.com>: >> > Caros, >> > >> > no meu fstab eu especifico o charset das partições >> > (locale=pt_BR.iso8859-1), >> > e tudo funciona perfeitamente bem. Porém, quando encaixo um pendrive ou >> > hd >> > externo em ntfs ou fat, os caracteres especiais não são exibidos >> > corretamente, e eu não posso criar/copiar arquivos ou pastas acentuados. >> > Onde configuro essa montagem automática para identificar o charset? Uma >> > configuração específica do udev? >> > >> > Tava olhando do guia de udev do Gentoo, e observei q eu não uso o >> > parâmetro >> > --udev na geração do kernel através do genkernel. Será que seria isso? >> > Vou >> > recompilar amanhã para ver isso... >> > >> > Grato, >> > >> > -- >> > João de Matos >> > Linux User #461527 >> > Graduando em Engenharia de Computação 2005.1 >> > UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana >> >> >> >> -- >> Daniel da Veiga >> > > > > -- > João de Matos > Linux User #461527 > Graduando em Engenharia de Computação 2005.1 > UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana
-- Daniel da Veiga