From: Daniel van Ham Colchete <daniel.colchete@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Load average
Date: Mon, 13 Mar 2006 20:29:05
1 Pessoal,
2
3 alguem poderia me dar uma explicação do que siginifica o "load
4 average" que aparece nos comandos uptime e top? Eu sei que o primeiro
5 é o load average do ultimo minuto, o segundo é dos últimos 5 minutos e
6 o terceiro é de 15 minutos.
7
8 "Load average" significa algo como "carga média", então pelo nome dá
9 para imaginar o que é. Mas o que significa o numero exatamente? 0.15 é
10 baixo? 27.04 é alto? Pode-se haver 27 se o servidor está com a
11 utilização de processador baixa quase sempre (eu tenho um caso desse
12 aqui).
13
14 Como é gerado esse número?
15
16 PS: ele é lido apartir do arquivo /proc/loadavg.
17
18 Um grande abraço
19 Daniel Colchete