From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] problema estranho
Date: Mon, 08 Jun 2009 15:00:02
1 2009/6/8 Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>:
2 > 2009/6/8 Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>:
3 >
4 >> Meu dinheiro vai em superaquecimento... Alguém mais?
5 >
6 > De fato o efeito causado por superaquecimento é esse do desligamento,
7 > a placa mãe faz isso.
8 >
9 > Mas os valores mostrados pelo lm_sensors mostram que a temperatura do
10 > processador está normal e a velocidade da ventoinha do cooler também
11 > parece normal.
12 >
13 > Por isso o causador desse problema não parece ser o superaquecimento
14 > do processador.
18 Bom, eu pessoalmente não confio em sensores de software. A não ser em
19 servidores, onde eles tem drivers específicos para reportar seu
20 estado. Em placas normais para desktop sem suporte direto Linux eu
21 sempre desconfio desses valores por ter diversas vezes me deparado com
22 problemas. Mesmo a BIOS já me reportou dados errados de temperatura e
23 coolers.
24
25 Foi testada a evolução da temperatura? No caso, um emerge que consuma
26 100% da CPU aumenta a temperatura? O processador não é throttled pelo
27 kernel assim que isso acontece? Qual o thermal_shutdown dessa máquina?
28
29 Assumindo que não é um problema de temperatura e descartando a
30 possibilidade de um defeito no software (testado com um LiveCD, por
31 exemplo), restam poucas opções: memória, fonte, BIOS e placa mãe
32 (chipset).
33 --
34 Daniel da Veiga