From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problema ao atualizar GLIBC para versão 2.13-r4
Date: Thu, 08 Dec 2011 16:17:29
2011/12/8 Raphael Bastos <tecnologia@×××××××××××××××××.br>

> Em 8 de dezembro de 2011 13:24, Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>escreveu: > > Em 7 de dezembro de 2011 21:01, Raphael Bastos >> <tecnologia@×××××××××××××××××.br> escreveu: >> >> > Se fosse desnecessário, na geração do stage3 via catalyst a ordem de >> > compilação poderia ser invertida.... >> > >> >>>> Emerging (128 of 140) sys-libs/glibc-2.13-r4 >> >>>> Installing (128 of 140) sys-libs/glibc-2.13-r4 >> >>>> Emerging (129 of 140) sys-devel/gcc-4.5.3-r1 >> >>>> Installing (129 of 140) sys-devel/gcc-4.5.3-r1 >> >> Raphael, >> >> Desde que eu tenho instalado o meu gentoo, que é desde Julho de 2005, >> eu só passei por uma situação em que foi indispensável e recompilação >> de todo o sistema por causa de um upgrade, que foi do gcc 3 para o 4. >> Até a atualização do 3.3 para o 3.4 tinha como fazer sem recompilar >> todo sistema, apesar de recompilação ser o recomendado. Desde que eu >> estou com a 4.1 (atualizei do 3.4 para o 4.1) eu venho atualizando o >> sistema apenas seguindos os procedimentos padrões, emerge world, >> revdep-rebuild, emerge --depclean. É claro que atualizações do gcc e >> do glibc costumam mais inconsistências que o comum para o >> revdep-rebuild arrumar, mas ainda bem lonje do impacto de um emerge -e >> world. >> >> Quanto ao exemplo do catalyst, se eu entendi o que queres dizer, é que >> se tem que compilar a glibc antes do gcc é porque o gcc depende do >> glibc, o que é verdade. Então se precisamos recompilar o sistema >> quando atualizamos o gcc, quando atualizamos a glibc precisamos >> recompilar o gcc e, consequentemente, o sistema inteiro. É isso que tu >> queres dizer? Se é isso então tu queres dizer que sempre que >> atualizamos um pacotes precisamos recompilar todas as dependências >> dele? >> >> Bom, em qualquer caso eu recomendo a esclarecedora leitura dessa parte >> do "Gentoo GCC Upgrade Guide": >> http://www.gentoo.org/doc/en/gcc-upgrading.xml#explanation >> >> []s >> >> -- >> thiago >> >> > > Thiago, > > O que quis dizer é que a glibc em todas as situações em que for atualizada > é recomendado recompilação de tudo q dependa dela, diretamente ou não. Ao > gerar o stage1, temos a glibc pre-compilada, proporcionando compilação > perfeita do GCC. Dessa forma geramos os stages 1,2,3 e 4 sem necessidade de > se recompilar a glibc antes do GCC. > O que quis dizer é que sim, é recomendável atualizar o gcc e tudo q > dependa da glibc a cada vez q ela é recompilada, da mesma forma q é > necessário recompilar os drivers (input e video por ex) do servidor gráfico > após recompilação do xorg-server, dispensando a compilação do kde e outros > por ex. > > Resumindo, atualizou a glibc? recompile tudo q dependa dela... atualizou o > xorg-server? recompile todos os drivers q dependem dele... e por aí vai. > Recompilar TUDO (emerge -e world) eu não acho tão trivial assim... mas o > emerge -e system acho fundamental quando se atualiza "coisas de peso". rs >
Não faço isso, a recompilação ao meu ver é desnecessária se o próprio sistema não aconselha ela (no caso do xorg, temos a mensagem para recompilar os módulos depois dele, além de um alias com os drivers). Não lembro da última vez que fiz um emerge -e (system ou world), tudo que faço é um depclean seguido de um revdep-rebuild mesmo após atualizações grandes (as vezes fico meses sem sync). Se o sistema estivesse BEM ralado, poderia pensar em recompilar tudo, caso contrário acho um desperdício. Eventualmente tudo vai acabar recompilando e relinkando (com o rollout constante). Posso estar enganado, mas venho fazendo assim nos últimos 5 anos, e só recompilei tudo quando troquei de hardware e transferi o sistema. -- Daniel da Veiga