From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Cópia de um sistema para outro HD
Date: Fri, 05 Aug 2011 16:06:49
1 2011/8/5 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>
2
3 > Para deixar um pouco mais claro é assim, o HD que tenho q quero copiar, tem
4 > 40gb, quero passar, apenas o sistema, para um de 300gb, (que ja tinha um
5 > linux instalado, mas que pertencia a um outro pc).
6 >
7 > Mas vale lembrar que neste HD de 300gb, ha um diretório home, que eu queria
8 > manter.
9 >
10 > Então, para mim o bom seria copiar apenas as pastas dev, usr, bin, etc.
11 >
12 > Tentei fazer a cópia usando o Thunar como root, mas não deu.
13 >
14 > Vou tentar o MC ou então um destes comando cp, pois o dd acho que vai
15 > apagar a pasta home.
16 >
17 > É um verdadeiro transplante que quero fazer rs.
20 É mais fácil você copiar o home para um backup, fazer o dd e depois copiar
21 de volta. No home não existem arquivos especiais (device nodes) nem MBR, nem
22 nada...
23
24 A não ser que o home seja gigantesco... Aí fica inviável.
25
26 Senão, backup nele, dd do disco, gparted para redimensionar as partições, e
27 copia o home de volta...
28
29 Nenhum deste file managers vão te ajudar na hora de copiar o sistema. Vai
30 dar erro, faltar arquivos. Isso tem que ser feito de um livecd, na mão
31 mesmo...
34 Daniel da Veiga