From: "Pablo \\\"NatuNobilis\\\"" <natunobilis@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Desktop 3D ja ta facil
Date: Mon, 16 Oct 2006 02:15:33
1 Sou um usuário de Gentoo conservador. Meu ACCEPT_KEYWORDS é x86 e eu
2 tenho pouquíssimos pacotes do ~x86.
3
4 Com o lançamento do Xorg-7.1, com AIGLX incluído, consegui um desktop 3D
5 plenamente funcional sem muito trabalho.
6
7 Foi só usar 'USE=aiglx' pra fazer um remerge do pacote xorg-server.
8 Depois, acrescentei o compiz e o glitz ao packages.keywords e fiz emerge
9 nos dois.
10
11 Por último, foi só usar as opções adicionais do xorg.conf especificadas
12 aqui:
13 http://gentoo-wiki.com/HOWTO_AIGLX#XOrg.conf_Configuration
14
15 E funcionou.
16
17 É verdade que o desktop 3D ainda não tem muita utilidade. Mas pode ser
18 uma boa forma de impressionar os amigos não-linuxistas e convertê-los
19 pro Linux, no mínimo. :)
20
21 Minha placa de vídeo é uma Intel 855GM, que foi a que veio no meu
22 laptop. Apesar de não ser grandes coisas, o desktop 3D nela não mata
23 minha CPU como eu imaginei que aconteceria.
24
25 Abraços,
26 Pablo