From: Dalto Curvelano <daltojr@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] instalação e configuração do xorg
Date: Thu, 05 Apr 2007 10:28:27
1 Olá pessoal,
2
3 sou novo em Linux e estou tentando instalar o Gentoo, depois de usar o
4 Ubuntu por alguns meses. E tá difícil!
5 Consegui instalar o Gentoo seguinto o manual pra AMD64 e agora estou
6 com um problema na hora de configurar o xorg. Tenho uma ATI 9250.
7 Cometi alguns erros na instalação que não consigo desfazer.
8 Erro 1: Instalei o xorg sem ter alterado no meu /etc/make.conf as flags:
9
10 INPUT_DEVICE="mouse keyboard"
11 VIDEO_CARDS="fglrx radeon"
12
13 Erro 2: Instalei primeiro o xorg e depois os drivers da ati, o que
14 acho que foi errado.
15
16 Depois que eu vi que tinha feito isso, pensei que poderia desinstalar
17 o xorg e os ati-drivers e instalar denovo.
18 Depois de alguns emerges e unmerges, reiniciei meu computador e vi que
19
20 1) minha resolução estava bem menor que o normal.
21
22 2) não consigo configurar o xorg usando o comando
23 # X -configure
24 que retorna um crash com signal error 11.
25
26 Tentei usar o meu xorg.conf que é usado no meu Ubuntu (só pra ver no
27 que ia dar) e também não funcionou. Gostaria de colar os erros aqui
28 pra vocês, mas quando dou um
29 comando > arquivo.txt, olho o arquivo na pasta em que o salvei e ele está vazio.
30
31 Aqui vai o xorg.conf que o X -configure criou automaticamente:
32
33 Section "ServerLayout"
34 Identifier "X.org Configured"
35 Screen 0 "Screen0" 0 0
36 InputDevice "Mouse0" "CorePointer"
37 InputDevice "Keyboard0" "CoreKeyboard"
38 EndSection
39
40 Section "Files"
41 RgbPath "/usr/share/X11/rgb"
42 ModulePath "/usr/lib64/xorg/modules"
43 FontPath "/usr/share/fonts/misc/"
44 FontPath "/usr/share/fonts/TTF/"
45 FontPath "/usr/share/fonts/OTF"
46 FontPath "/usr/share/fonts/Type1/"
47 FontPath "/usr/share/fonts/CID/"
48 FontPath "/usr/share/fonts/100dpi/"
49 FontPath "/usr/share/fonts/75dpi/"
50 EndSection
51
52 Section "Module"
53 Load "extmod"
54 Load "dbe"
55 Load "record"
56 Load "xtrap"
57 Load "dri"
58 Load "glx"
59 Load "freetype"
60 Load "type1"
61 EndSection
62
63 Section "InputDevice"
64 Identifier "Keyboard0"
65 Driver "kbd"
66 EndSection
67
68 Section "InputDevice"
69 Identifier "Mouse0"
70 Driver "mouse"
71 Option "Protocol" "auto"
72 Option "Device" "/dev/mouse"
73 Option "ZAxisMapping" "4 5 6 7"
74 EndSection
75
76 Section "Monitor"
77 Identifier "Monitor0"
78 VendorName "Monitor Vendor"
79 ModelName "Monitor Model"
80 EndSection
81
82 Section "Device"
83 ### Available Driver options are:-
86 ### [arg]: arg optional
87 #Option "ShadowFB" # [<bool>]
88 #Option "DefaultRefresh" # [<bool>]
89 #Option "ModeSetClearScreen" # [<bool>]
90 Identifier "Card0"
91 Driver "vesa"
92 VendorName "ATI Technologies Inc"
93 BoardName "RV280 [Radeon 9200 PRO]"
94 BusID "PCI:1:0:0"
95 EndSection
96
97 Section "Screen"
98 Identifier "Screen0"
99 Device "Card0"
100 Monitor "Monitor0"
101 SubSection "Display"
102 Viewport 0 0
103 Depth 1
104 EndSubSection
105 SubSection "Display"
106 Viewport 0 0
107 Depth 4
108 EndSubSection
109 SubSection "Display"
110 Viewport 0 0
111 Depth 8
112 EndSubSection
113 SubSection "Display"
114 Viewport 0 0
115 Depth 15
116 EndSubSection
117 SubSection "Display"
118 Viewport 0 0
119 Depth 16
120 EndSubSection
121 SubSection "Display"
122 Viewport 0 0
123 Depth 24
124 EndSubSection
125 EndSection
129 Deixo meus agradecimentos desde já :)
130 éí¢‹¬z¶ëéí¢Š+‚f¢–)à–+-