From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] logar automaticamente no console
Date: Sun, 20 May 2007 03:54:42
1 Quoting Cleverson <clever9@××××××.org>:
2
3 > Gostaria de logar automaticamente com meu usuário normal no console
4 > a cada boot. Encontrei um artigo na Linux Gazette explicando como
5 > faz isso, mas é de 2001 e o programa do autor não está mais no ar:
6 > http://linuxgazette.net/issue69/henderson.html
7 >
8 > Alguém por gentileza me dá uma pista alternativa de como fazer ?
9
10 Tenta mudar a linha correspondente ao console que você quer no inittab
11 por algo como su - <seu usuario>. Veja também se o agetty (o programa
12 que chama o login) ou o proprório programa de login não tem alguma
13 opção pra isso.
14
15 Eu não testei nada disso, apenas estou jogando idéias. Sujiro pegar um
16 livecd do gentoo e dar uma olhada no inittab dele para pegar alguma
17 idéia, já que ele faz isso mas como root.
18
19 Eu posso sujerir também uma outra alternativa um pouquinho menos
20 prática do que essa, mas que eu uso e sei que funciona:
21 - Edite seu arquivo /etc/passwd;
22 - Faça uma cópia da linha correspondente ao seu usuário;
23 - Nessa cópia você altera o primeiro campo, que é o login do usuário,
24 e coloca uma letra no lugar (observer que os campos são separados pelo
25 caracter "dois pontos" (:));
26 - Agora vá para o segundo campo, cujo todo conteúdo é apenas um xís
27 ("x"), e apague o xís.
28 - Salve e saia.
29 - Feito, agora você tem um login alternativo para seu usuário que é
30 bem mais rápido de digitar e que não te pede senha :). Só não funciona
31 para logar via ssh, então é bom não tirar o x do seu usuário mesmo ou
32 do root.
33
34 Exemplo:
35 thiago:x:1000:100::/home/thiago:/bin/bash
36 t::1000:100::/home/thiago:/bin/bash
37
38 > Para deixar apenas 3 consoles, basta trocar o número do
39 > /etc/conf.d/rc e comentar as linhas no /etc/inittab ?
40 > Existe risco de dar algum tipo de problema ?
41
42 Que eu me lmebre basta comentar as linhas no inittab, nem precisa
43 mexer no /etc/conf.d/rc. Acho que dava menos trabalho ter feito esse
44 teste do que ter mandado a dúvida pra lista :P. Sobre o risco... Acho
45 que não tem risco de dar "algum tipo" de problema, a não ser que você
46 comente todas as 6 linhas no inittab, aí talvez você não consiga logar
47 após o boot. Mas aí é só dar boot por um livecd, montar a partição,
48 editar o arquivo e rebootar. Porque que o medo?
49
50 > P.S.: Nada a ver com o assunto, mas seria interessante ter uma
51 > interface web para lidar com as listas de discussão do Gentoo. Cada
52 > vez que quero ficar na lista sem receber e-mails, tenho que enviar e
53 > receber uma meia dúzia de e-mails requestando e confirmando
54 > subscrições e descrições aqui e ali, uma burocracia danada..... Onde
55 > sugiro isso ?
56
57 No lugar de sempre: bugs.gentoo.org
58
59 Mas... Qual o problema com as 4 interfaces web já existentes para se
60 lidar com a lista sem receber os emails?
61
62 Só pra lembrar: http://www.gentoo.org/main/en/lists.xml#doc_chap1_sect5
63
64 Eu particularmente uso o gmane quando não posso acessar meus emails.