From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Quotas por diretório?
Date: Mon, 26 Mar 2007 18:54:18
1 Olá,
2
3 Temos aqui na rede um Primary Domain Controller (PDC) rodando em um
4 Windows NT 4.0.
5
6 Eu instalei um Gentoo que deve substituir esse Windows em breve. Eu
7 utilizei samba com ldap, basicamente seguindo esse how-to do wiki:
8 http://gentoo-wiki.com/HOWTO_LDAP_SAMBA_PDC
9
10 Ainda falta alguns pontos para que a migração possa ocorrer de fato. O
11 principal é o sistema de cotas.
12
13 No servidor atual, as cotas são por diretórios, e não por usuários. E
14 na forma como a rede é utilizada aqui, esse aspecto é primordial.
15 Existem vários grupos de assuntos específicos, e os grupos tem
16 diretórios próprios compartilhados.
17
18 Pelo que eu pesquisei até agora, não consegui descobrir se é possível
19 fazer isso no Linux, e se é, como. Tudo que eu achei sobre quotas até
20 agora, limita a utilização por usuário, e não por diretório ou grupo
21 de trabalho.
22
23 Uma sugestão que me deram, porém "a la gambiarra", seria separar os
24 grupos em partições diferentes, já que é possível ter limites de quota
25 diferentes por partições, mas acho que isso seria meio inviável pra
26 administrar...
27
28 Alguma idéia?
31 Fabiano.