From: Fernando Boaglio <boaglio@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] erros bizarros =(
Date: Wed, 14 Dec 2005 12:21:50
1 Renata,
2
3 O gabinete é novo também... comprei junto com o resto sábado passado.
4
5 Em 14/12/05, Renata Romanazzi <natzilla@×××××.com> escreveu:
6 >
7 > Pode parecer meio bizarro mas.... já deu uma olhada na sua fonte?
8 >
9 > On 12/14/05, Fernando Boaglio <boaglio@×××××.com> wrote:
10 > > Pois é, mais uma vez eu e meus erros bizarros... =/
11 > >
12 > > Bom, seguindo a sugestão da lista fiz um upgrade da minha máquina! =D
13 > > Agora estou com um AMD64 3200+ com 1GB RAM Coursair (testado 100% no
14 > > memtest)
15 > > e uma placa mãe Asus A8V Deluxe atualizada com a última versão de BIOS
16 > > existente.
17 > >
18 > > O que aconteceu foi o seguinte: segui o tutorial de migração do AMD64,
19 > que
20 > > sugere
21 > > reinstalar tudo através somente do stage3, pois o 1 e 2 não são
22 > suportados.
23 > >
24 > > Beleza... fiz a instalação... foi ok, deixei compilando tudo...Xorg,
25 > > mozilla, KDE, gaim,apache...tudo.
26 > >
27 > > Compilou e usei por uns dias ... aí começou a acontecer umas coisas
28 > > estranhas, tipo
29 > > o HD de 80Gb que tem só o Gentoo simplesmente parava de funcionar.
30 > >
31 > > Eu usava o KDE numa boa e de repente escutava um estalo...aí tudo
32 > começava a
33 > > dar
34 > > erro...era como se eu puxasse o cabo de força do HD.... qualquer
35 > operação,
36 > > até um
37 > > simples ls dava "permissão negada"... tentava apelar para um boot e
38 > recebia
39 > > a mensagem
40 > > "/sbin/shutdown - permissão negada" =(
41 > >
42 > > Desse jeito só metendo o dedo no gabinete para desligar a máquina. =(
43 > >
44 > > No começo eu tentei desabilitar o Power Management da placa mãe.
45 > Bootava,
46 > > funcionava
47 > > tudo... dava alguns minutos e dava o problema de novo.
48 > > Uma vez eu tentei ligar a máquina e dessa vez o S.M.A.R.T. desse HD (que
49 > tem
50 > > nem um ano)
51 > > deu a mensagem no boot: "BAD STATUS: Backup and Replace HD" . Como é que
52 > > pode
53 > > isso? Na máquina antiga nunca deu esse problema!
54 > >
55 > > Bom, pra tentar solucionar isso eu fui na BIOS e desabilitei o S.M.A.R.T
56 > .
57 > > para esse HD e
58 > > aparentemente funcionou... não testei muito tempo pra ver, mas parece
59 > que
60 > > dessa vez foi. =/
61 > >
62 > > Aí como se não fosse pouco problema fui tentar acessar a rede e nada! =(
63 > >
64 > > A minha máquina tem duas placas, a eth0 para a rede local: 10.* e a eth1
65 > com
66 > > um ip fixo válido
67 > > ligado ao gateway (modem ADSL do Speedy).
68 > >
69 > > No messages vi mensagens assim:
70 > > eth1: Tx timed out, lost interrupt?
71 > >
72 > > O que pode ser isso ? Verifiquei a placa eth1
73 > > e ela estava usando : IRQ5 e E/S 0xb000
74 > >
75 > > Em seguida bootei a máquina e testei com o Kurumin: ele configurou a
76 > eth1 da
77 > > mesma maneira (IRQ e E/S) e acessou a internet normalmente!
80 > > Pensando no que pode ter causado esses problemas:
81 > >
82 > > - alguns desses crashes do HD detonou algum binário
83 > (ifconfig?route?algum
84 > > outro do system?)
85 > > - algum problema no HD (que funcionava normal até ontem)
86 > >
87 > > - algum problema na placa mãe (que está com a última versão da BIOS)
90 > > Alguma orientação??? Alguma luz? Valeu a ajuda!!!!
93 > > []'s
94 > > boaglio@×××××.com
98 > Renata Rocha
99 > http://renata.org