From: Daniel van Ham Colchete <daniel.colchete@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] PHP recebendo dados em UTF-8 do MySQL após atualização
Date: Wed, 17 May 2006 17:25:25
1 Pessoal,
2
3 eu estou com um mistério aqui. Depois que eu atualizei o meu PHP para
4 o dev-lang/php-5.1.4 os textos vindos do MySQL passaram a chegar para
5 o PHP codificados em Unicode UTF-8.
6
7 Eu já procurei nos arquivos de configuração do MySQL e está tudo
8 marcando latin1.
9
10 Existe alguma forma de fazer o MySQL voltar a passar os dados para o
11 PHP em LATIN1? Quando eu dou um mysqldump nos bancos de dados dá para
12 ver que os bancos ainda estão codificados em latin1, então está
13 havendo uma conversão em algum lugar.
14
15 O php da console (cli) também apresenta o mesmo problema. Já o comando
16 mysql está retornando a codificação esperada: latin1.
17
18 Eu vou converter os meus sites para UTF-8 em breve, mas por enquanto
19 eu gostaria de manter o ISO-8859-1 (latin1) mesmo.
20
21 Alguem tem alguma dica?
22
23 Daniel