From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Instalar em LVM incluindo /boot
Date: Mon, 02 Mar 2009 14:54:41
1 2009/3/2 Cleverson <clever92000@×××××××××.br>:
2 >
3 > Prezados,
4 >
5 > Não faz muito tempo discutiram aqui sobre instalação do Gentoo em LVM, seguindo aquele famoso artigo:
6 > www.gentoo-wiki.info/HOWTO_Install_Gentoo_on_an_LVM2_root_partition
7 >
8 > Ocorre que ali é deixada de fora a partição de boot e eu gostaria de colocar tudo mesmo em partição lógica. Queria então saber duas coisas:
9 > Primeiro, se tem como instalar completo em LVM e como faz;
10 > Segundo, se vale mesmo a pena dedicar-se ao trabalho adicional que dá esse tipo de instalação, ou tem muita chance de dar errado mesmo seguindo o que ele diz, levando também em conta que não tenho muita experiência com Gentoo (instalei apenas uma vez, em partição primária).
11 >
12 > Outra perguntinha fora desse campo, é se aquele guia de instalar a partir de outro Linux continua valendo, pois vou instalar a partir do Ubuntu:
13 > www.gentoo.org/doc/en/altinstall.xml
16 Minha modesta opinião é que não vale a pena usar LVM no /boot. Essa
17 partição, além de necessária apenas na inicialização (então, seu LVM
18 nem vai VER ela, ela só precisa ser montada quando você for trocar de
19 kernel ou mudar parâmetros de inicialização), é geralmente um bom
20 instrumento de recuperação do sistema, assim, quanto menos
21 complicação, melhor. Eu sei que os bootloaders mais novos tem suporte
22 LVM, mas a questão aqui é o custo x benefício de uma instalação assim.
23
24 Agora, quanto a instalação alternativa, depois de descompactados os
25 snapshots e stages e feito o CHROOT, não importa o que você usou
26 antes, desde que tenha suporte ao hardware necessário a instalação. A
27 partir do CHROOT dá prá seguir o manual normal mesmo.
28 --
29 Daniel da Veiga