From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Qual Handbook eu sigo para instalar um Xeon 64?
Date: Wed, 30 Apr 2008 23:33:18
1 2008/4/30 Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>:
2 > 2008/4/30 Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>:
5 > > Lembre-se que uma partição que está em RAID 1 é um espelho, e pode ser
6 > > montada da maneira tradicional, sem os drivers RAID carregados, e sem
7 > > parâmetros especiais.
8 >
9 > Já ví alguma coisa falando que não se monta só uma partição do raid1
10 > em separado, senão a consistência do raid é quebrado.
11 >
12 > Alguém tem alguma experiência pra confirmar ou desmentir isso?
13
14 De fato, não se monta uma partição parte de um array em RW (leitura e
15 escrita). O bootloader não escreve nada na partição, apenas lê algumas
16 configs, o kernel e o initrd. Essa partição, apesar de vital, nunca
17 mais vai ser montada enquanto o sistema estiver up. A não ser no caso
18 de uma atualização de kernel, mas aí, já dentro do sistema, os módulos
19 vão montar ela devidamente.
20
21 De outra forma, fora assim, sim, causa inconsistência e pode levar a
22 MUITOS problemas. Eu por exemplo, já passei por muitos resyncs e já
23 tive que reconstruir array na mão. NADA DIVERTIDO!
26 Daniel da Veiga
27 --
28 gentoo-user-br@l.g.o mailing list