From: Magno Torres <magnotorres@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Acesso ao home dir
Date: Fri, 29 Jul 2005 18:35:48
1 Antigamente eu achava o mesmo
2 Mas após ver o esquema da RedHat e um minimo de bom senso, fica claro.
3 Chega a ser ridículo isso ser padrão em muitas distribuições, o padrão
4 SEMPRE tem que ser o mais seguro e não o mais conveniente. Poderia até
5 existir um conf onde se altera-se esse comportamento, mas NUNCA deixar
6 padrao todo usuário com o grupo users de "fábrica"...
7
8 Além disso, não tem muito sentido.
9 Vms ver o procedimento, eu crio um usuário user1 e user2, o padrão é o grupo
10 user.
11 Se o cara criar um arquivo o padrão será todo mundo conseguir ler... isso é
12 péssimo! E outra, vão conseguir ler mas não modificar... Ou seja, não vai
13 estar servindo pra nada prático.
14
15 Agora eu criando no esquema da redhat
16 todo user terá um grupo seu, logo, todo arquivo q ele criar, e o seu home
17 será seu, só seu, por padrão. Muito seguro e desejavel.
18 Agora, se vc quiser compartilhar um diretório, decentemente, com permissão
19 de leitura e escrita para todos de um determinado grupo, por exemplo o grupo
20 administrativo -Isso valeria pra qqer distro.
21
22 Criar um diretório /home/administrativo com GSid para o grupo administrativo
23 setado.
24 Ai todos os usuário do grupo por padrão poderão ler e escrever quaisquer
25 arquivos, pois todos os arquivos neste diretório terão o grupo
26 administrativo. E se o usuário nao desejar, muda o grupo do arquivo para o
27 seu e pronto.
28 Muito mais clean.
29
30 Não vejo um motivo pra se manter o esquema de setar o grupo users pra todos
31 os usuários.
32 Outra coisa, seria muito com se eu desse um adduser e o home do usuário já
33 fosse criado. São coisas simples de implementar e facilitariam muito a vida.
34 O pessoal deveria chegar num consenso em todas as distros, posi ficar vendo
35 comportamentos diferentes em programas com o mesmo nome e que deveriam ter a
36 mesma função só atrapalham a nossa vida.
37
38 Acho q essa guerra de egos das distros deveria acabar e fazer o bom senso
39 prevalecer, sempre.
40
41 []s a todos