From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Firewalls. Gentoo? Qual kernel?
Date: Fri, 28 Nov 2008 12:42:49
1 Senhores,
2
3 Eu sempre achei o Gentoo não muito ideal para firewalls devido a dinâmica do
4 Gentoo, a filosofia da segurança é baseada em estar sempre atualizado, com
5 as últimas correções. Eu particularmente prefiro essa filosofia do que a de
6 usar pacotes extremamente antigos, testados e estáveis. Mas firewall é um
7 caso a parte.
8
9 Por isso, mesmo usando Gentoo nos meus servidores (normelmente hardened 64),
10 o firewall eu costumava deixar um velho e Slackware, kernel 2.4, um sistema
11 que sempre foi muito estável e estático, pra deixar lá e esquecer -- só
12 lembrar quando receber algum e-mail da lista de atualizações de segurança do
13 slack.
14
15 Mas estou meio descontente com o rumo do Slackware ultimamente, não me
16 parece mais a base "rock solid" que eu costumava a confiar para um servidor
17 (slack já tem até kde4, hehe). Uma outra opção que costumam me recomendar é
18 Debian, mas esse não me desse garganta, não adianta, incompatibilidade de
19 gênios, não vai.
20
21 Então estava pensando em montar um firewall com Gentoo mesmo, um bom
22 Hardened 64, colocar um cron lá pra me enviar um e-mail com os affecteds do
23 glsa e instalar um IDS.
24
25 Porém, como vocês já devem saber, Linus decidiu há algum tempo que o kernel
26 agora é 2.6 e ponto. Não vai ter 2.8. Então agora o que era minor version
27 antes acaba funcionando na prática como major, tendo muita diferença de um
28 kernel 2.6.xx pra um 2.6.yy.
29
30 Então minha pergunta é: qual versão do kernel 2.6 vocês consideram mais
31 estável para deixar num firewall?
32
33 Outra opção que eu também estou considerando, com ótimas referências, porém
34 eu nunca fiz, é usar um OpenBSD para o firewall. Acho que não tem como
35 discordar que se o OpenBSD não for o mais, é um dos sistemas operacionais
36 mais seguros que existem hoje. (OpenBSD - "Only two remote holes in the
37 default install, in more than 10 years!" -
38 http://www.openbsd.org/security.html).
39
40 O que vocês acham?
44 Fabiano.