From: Antonio Neto <antonioxavierneto@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Clonagem de HD´s
Date: Thu, 01 Mar 2007 17:55:40
1 Olá, estou querendo clonar um HD contendo o GEntoo instalado.
2
3 O hd origem possui 20GB e só está com o gentoo instalado (bem levinho). O
4 outro HD, o destino, tem 10GB. Estava com 3 partições (boot, raiz e swap) as
5 quais apaguei usando o fdisk. Tem como eu clonar esse HD ? Usei o comando
6 #dd if=/dev/hda of /dev/hdb mas deu pau!! Chegou a copiar as partições como
7 no HD de origem, mas de forma errada, pois quando dei fdisk, o mesmo estava
8 com 19G de partição raiz, mas o HD é de apenas 10GB. Daí usei fdisk /dev/hdb
9 , usei a opção d e apaguei as 3 partições. E já ia tentar novamente. Mas daí
10 resolvi mandar esse e-mail. Iai, como faço ? ouvi dizer que se não estiver
11 usando masi que 10 gb (no meu caso) não tem problema, estou usando nem 1GB.
12 Iai o que eu faço?
13
14 Tenho que instalar o gentoo em 8 máquianas por enquanto. O problema é que
15 são 7 máquinas Pentium 1 de 133MHz e 32MB de RAM e 3GB de HD. Caso não dê
16 para clonar esses HD`s. Pretendo fazer o seguinte: Se eu retirar o HD da
17 máquina velha, colocá-lo numa mais potente. Daí instalaria o Gentoo com as
18 confugurações do pc destino dele. No caso, a única configuração manual
19 existente que me lembro é na variável CFLAGS="-march-pentium1 ... " Porém eu
20 estaria instalando-o em outra máquina... Daria erro na instalação e não
21 deixaria eu completar ou dará erro quando eu colocar na máquina velha ??
22
23 Qual a melhor opções nas suas opiniões ??
24
25 Quem segerir outra forma de instalação, favor datalhá-la.. Obrigado!!!
26
27 Pois se nada nao der certo terei que colocar a ISO minimal do GEntoo assim
28 como os arquivos stage e portage num HD, Configurar um disquete para bootar
29 o sistema e instalar o Gentoo usando um HD como espécie de Cd, já que as
30 máquinas nao dão suporte a boot por cd.... tentei utilizar o
31 DisqueteBootManager sugerido, mas só da pau...
32 Abraços
35 Antonio Neto -
36 Engenharia de Computação - UEFS.