From: Pablo Hess <natunobilis@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Dilema gentoo 32bits vs 64bits
Date: Sun, 27 Mar 2011 01:32:43
1 Acho que o uso de 32 ou 64 bits é reflexo de algumas coisas:
2 1- uso de memória. Para usar >4 GB de RAM, 64 bits é o jeito certo.
3 2- se memória não é a questão, vem o aspecto de criptografia. Segundo
4 li, os cálculos envolvidos na criptografia (tanto de discos quanto de
5 tráfego de rede) se beneficiam muito do maior "tamanho de palavra" dos
6 64 bits. Como resultado, operações que envolvam criptografia se tornam
7 sensivelmente mais rápidas.
8 3- se memória e criptografia não são a questão, aí vem o aspecto
9 tecnológico propriamente dito, e usar 64 bits só indica se você quer
10 estar do lado da tecnologia mais recente em vez do lado da
11 usabilidade.
14 Dito tudo isso, no meu laptop com 4 GB de RAM eu uso bastante
15 criptografia de rede, mas nenhuma criptografia de disco, e não notei
16 diferenças significativas de desempenho nos 64 bits. Mas nunca fiz
17 nenhuma medição, então essa experiência só se baseia no uso diário sem
18 muita atenção. Mesmo assim, optei pelo Gentoo AMD64 porque quero estar
19 no lado da nova tecnologia -- sim, motivo 100% nerd. :)
20
21 E no uso diário, os únicos pacotes que exigem toooooda a emulação dos
22 32 bits são Skype (funciona 100% na emulação), Flash (a instalação
23 manual do plugin experimental de 64 bits funciona em navegadores
24 compilados pra AMD64) e os pacotes "-bin" dos navegadores.
25
26 Como o plugin do Flash já está funcionando, estou muito tentado a
27 abandonar a emulação dos 32 bits e instalar uma máquina virtual com
28 qualquer Linux de 32 bits pra rodar o Skype lá dentro. Eu não uso ele
29 com tanta frequência.
30
31 Espero que isso ajude.
32