From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Cópia de um sistema para outro HD
Date: Fri, 05 Aug 2011 15:48:45
2011/8/5 Raphael Bastos <tecnologia@×××××××××××××××××.br>

> Na verdade não há problema nenhum em cópia de discos com tamanhos > diferentes, bastando após a cópia tu redimensionar a partição via > gparted, ou até mesmo o partition magic do windão. > Ex 1: > cenário: disco origem de 20GB e destino de 30GB > resultado após usar o dd: 10GB livres no disco destino. > > Ex 2: > cenário: disco origem de 30GB e destino de 20GB > resultado após usar o dd: se na origem tiver 15GB livres, o disco > destino terá seus 15GB preenchidos, e 15GB livres. > >
Mas aí não estamos falando de dd certo? Estou teorizando aqui, mas numa cópia bit a bit o tamanho das partições vai junto com o resto, e além disso, a cópia não sabe o quanto está preenchido (ou se é uma partição, ou se está particionado, nada...) e vai simplesmente copiando, até dar erro de falta de espaço em disco. Quando isso acontecer, se o sistema de arquivos estiver fragmentado, pode ocorrer perda de dados e eu imagino que a partição se tornaria inútil (pois ela não termina em um setor do disco disponível)... Posso estar errado (nunca testei isso na prática, exatamente pq imaginei que o que descrevi acima aconteceria). -- Daniel da Veiga