From: Daniel van Ham Colchete <daniel.colchete@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Fazendinha de servidores
Date: Wed, 22 Nov 2006 22:32:30
1 Pessoal,
2
3 eu estou planejando uma fazendinha de servidores de Web e Email aqui.
4 Claro que eu vou usar Gentoo.
5
6 Para a instalação do Gentoo: uma máquina será a Gentoo mestra onde
7 tudo será compilado. Daí eu gero um stage4 usando o Catalyst, e não
8 essas gambiarras de copiar o / todo e desperdiçar uma máquina só para
9 isso. O stage 4 facilita a instalação dos servidores já com tudo
10 compilado e vou usar pacotes binários para a atualização dos
11 servidores. Infelizmente eu nunca achei um howto sobre como fazer
12 isso.
13
14 Eu estou preocupado é com a escalabilidade. O modelo que eu estou
15 pensando é medir quandos usuários uma máquina aguenta e ir criando
16 pares máquinas independentes (em alta disponiblidade, raid, etc...) na
17 media que a demanda aumenta. Só que isso é um pouco trabalhoso de mais
18 e nunca o tráfego estará dividido igualmente pelos servidores, não é
19 aquela história de só colocar uma máquina na fazendinha e entra na
20 divisão do tráfego imediatamente. Mas funciona e escala
21 financeiramente bem :-).
22
23 O sistema ainda está em fase de planejamento, mas eu gostaria que o
24 meu planejamento fosse escalável o suficiênte para eu não ser pego de
25 surpresa no futuro.
26
27 Quem da lista tem situações semelhantes e o que é feito? NAS com NFS?
28 Separar o armazenamento do processamento de entrada das mensagens?
29 Servidores de SMTP e POP/IMAP separados? Quem usa NAS: como garantir
30 uma alta-disponibilidade e a não perda dos dados no caso de uma merda
31 catastrófica no hardware do NAS?
32
33 Muito obrigado a todos.
34
35 Quem interessar no método de instalação que eu coloquei acima, leiam
36 leiam http://archives.gentoo.org/gentoo-dev/msg_140778.xml. Essa
37 mensagem conta de um cara que administra mais de 200 Gentoos dessa
38 forma.
39
40 Um grande abraço
41 Daniel Colchete