From: yermandu <yermandu@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] como gerenciar múltiplas placas de áudio no kde/alsa?
Date: Thu, 18 Aug 2011 03:47:24
1 João não uso o kde, mas tive problemas pq uso jack audio kit como servidor
2 de audio e algumas aplicações não tem suporte ao jack, isso me é uma dor de
3 cabeça e tenho que ficar entrando e saindo do jack dependendo do software
4 que uso. Vou dar te algumas sugestões que poderá auxilia-lo na empreitada.
5
6 Solução .asoundrc
7 Controle de placas através do asoundrc . Essa foi uma das alternativas que
8 encontrei é trabalhoso mas com a configuração certa fica como um 'case
9 switch'. A idéia é criar uma lista de placas e plugins disponiveis do audio
10 para o alsa. Você tera que colocar todas as placas suas de saida e captura.
11 Aqui vai um exemplo de como configurei o meu ~/.asoundrc
12 http://paste.pocoo.org/show/460024/ depois de muitas horas de tentativas.
13
14 http://alsa.opensrc.org/.asoundrc
15 http://www.alsa-project.org/main/index.php/Asoundrc
16
17 Tu citaste que a webcam vem com microfone, o aplay lista apenas as saidas
18 por isso ela não é listada, o comando arecord é quem vai listar as capturas
19 de audio, use com os parametros -l ou -L.
20
21 Para efetuar os testes tenha certeza que sua placa esteja com a intensidade
22 sonora alto, e desmutada, dê preferência para usar o amixer ao invés do
23 alsamixer, e desmute suas placas de caputras
24
25 # amixer set Capture 100% unmute
26
27 Você também pode usar o kmix do kde ou o volti em gtk é muito bom tb.
28
29 Solução Gambi
30 Essa é da hora. e simples
31 instale o alsa-oss no kernel inclua SND_ALOOP como modules,
32 suba o modulo snd-aloop
33 e teste veja se rolou
34 o snd aloop faz um background de colheita de entradas e saida de audio com
35 oss quando der o aplay e arecord vai notar o loopback são 7 canais de
36 entrada e 7 de saida que ele roteia.
37
38 Veja mais nesse topico
39 http://www.linuxmusicians.com/viewtopic.php?f=19&t=2636
40
41 Solução Pulseaudio
42 Você pode tb usar o pulseaudio p controlar o som, mas eu ignoro
43 completamente o pulseaudio.
44
45 Bem espero que tenha ajudado um pouco mais.
46 Boa Sorte