From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Ainda sobre o amsn
Date: Fri, 15 Jun 2007 12:47:19
1 Quoting Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2
3 > /usr/lib/gcc/i686-pc-linux-gnu/4.1.2/../../../../i686-pc-linux-gnu/bin/ld:
4 > cannot find -ltclstub8.4
5 > collect2: ld returned 1 exit status
6 > make: ** [libtls1.50.so] Erro 1
7
8 Isso não é exatamente erro de compilação, é erro do linker, é mais
9 estranho do que um erro de compilação.
10
11 > mais o problema é que se o tls não depende de flag alguma, e menos
12 > ainda o amsn, como eu notei pelo equery uses amsn, o que poderia
13 > estar causando tal problema?
14
15 Não se pode aceitar como normal ter que deixar de usar algumas USEs
16 para conseguir compilar um programa, apesar de que as vezes funciona.
17
18 Eu recomendo que quando algum programa não compilar o mais correto a
19 se fazer é uma atualização completa do sistema antes de se tentar
20 compilar o programa novamente, ou seja, emerge --sync, emerge -uDN
21 world, emerge --depclean e revdep-rebuild. Se mesmo depois disso o
22 programa continuar não compilando aí é motivo para você postar um bug,
23 ou talvez pedir uma ajuda numa lista ou num fórum antes. Claro, sempre
24 considerando que você não está usando ~x86 nem pro programa que está
25 dando erro nem pras dependências dele.
26
27 Ah! E quando eu falo dele e das dependências dele eu to falando do
28 programa que está dando erro, que não necessáriamente é o que você
29 quer. Por exemplo, se você quer instalar o amsn e está obtendo um erro
30 ao instalar o tcl o "ele" que eu digo é o tcl, não o amsn. Então,
31 certifique-se antes de não estar usando ~x86 para o tcl e as
32 dependências dele, o amsn é um problema para o futuro.