From: "João Matos" <jaoneto@×××××.com>
To: gentoo-user-br <gentoo-user-br@l.g.o>
Subject: [gentoo-user-br] como gerenciar múltiplas placas de áudio no kde/alsa?
Date: Wed, 17 Aug 2011 23:35:58
1 Caros,
2
3 Comprei uma webcan usb que vem com microfone, e isso tem se mostrado um
4 problema!
5
6 O amarok e os sons do kde funcionam normalmente, basta deixar o phonon
7 configurado. Porém o mplayer, vcl, kaffeine, e quaisquer outras coisas que
8 produzam som fora do kde estão se perdendo (emesene...).
9
10 procurei alguns artigos, e usei o "aplay -l" para obter o id da minha placa
11 de audio (on-board intel) e colocar em /etc/asound.conf. Mas isso não
12 funciona, talvez pq o id das placas fique (lamentávelmente) mudando. Outra
13 coisa interessante é que cada vez q eu reinicio o sistema (e eu já fiz isso
14 várias vezes hj) o kd me informa q determinados dispositivos de áudio foram
15 permanentemente removidos, eu os excluo, mas não vejo nenhum diferença. É
16 como se os mesmo dispositivos fossem identificados de maneira diferente a
17 cada vez q eu reinicio a máquina. 0.o
18
19 Tem como fazer tudo no sistema usar o phonon, ou configurar o alsa
20 devidamente?
21
22 Já tive problemas parecidos antes quando eu usava uma placa de audio off, e
23 resolvi de uma maneira bem simples: compilei o kernel sem o módulo da placa
24 onboard. Mas gostaria de gerenciar isso melhor agora, já q os 3 dispositivos
25 q o sistema reconhece são: a placa onboard da intel, a da nvidia (hdmi) e a
26 webcam, e eu quero usar as 3.
27
28 konoha shaka # aplay -l
29 **** List of PLAYBACK Hardware Devices ****
30 card 0: Intel [HDA Intel], device 0: ALC888 Analog [ALC888 Analog]
31 Subdevices: 0/1
32 Subdevice #0: subdevice #0
33 card 2: NVidia [HDA NVidia], device 3: HDMI 0 [HDMI 0]
34 Subdevices: 1/1
35 Subdevice #0: subdevice #0
36 card 2: NVidia [HDA NVidia], device 7: HDMI 0 [HDMI 0]
37 Subdevices: 1/1
38 Subdevice #0: subdevice #0
39 card 2: NVidia [HDA NVidia], device 8: HDMI 0 [HDMI 0]
40 Subdevices: 1/1
41 Subdevice #0: subdevice #0
42 card 2: NVidia [HDA NVidia], device 9: HDMI 0 [HDMI 0]
43 Subdevices: 1/1
44 Subdevice #0: subdevice #0
45 konoha shaka # cat /etc/asound.conf
46 pcm.!default {
47 type hw
48 card 0
49 }
50 ctl.!default {
51 type hw
52 card 0
53 }
54
55 Att,
58 João de Matos
59 Linux User #461527
60 Graduando em Engenharia de Computação 2005.1
61 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana