From: Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>
To: gentoo users br <gentoo-user-br@l.g.o>
Subject: [gentoo-user-br] fsck.jfs parece que não funciona bem
Date: Thu, 27 Jan 2011 19:09:54
1 Olá à todos!
2
3 Faz pouco tempo que começei a utilizar o JFS, ele pareceu uma boa opção pois meu pc já é antigo e tem pouco memória.
4
5 Mas... toda vez que falha a energia (como tem ocorrido em São Paulo devido as chuvas de verão) eu perco dados.
6
7 Ai então o fsck.jfs que deveria no boot resolver o problema, as vezes piora marcando o HD como somente leitura, ou então efetuando uma checagem que não resolve em nada pois os dados ficam perdidos mesmo quando o fsck funciona com sucesso.
8
9 Ai em enumeras buscas pela net parece que o fsck.jfs não é lá essas coisas e que há alguns bugs, como alguns reportam de o fsck.jfs não checar o hd no boot, mesmo quando a falha na hora de desligar, mas nenhuma solução boa eu ache.
10
11 Em um fórum achei a seguinte dica, trocar o fstab de:
12
13 /dev/sda2 / jfs noatime 0 1
14
15 para :
16
17 /dev/sda2 / jfs noatime 0 2
18
19 Mas até agora nada mudou.
20
21 Não sei se é alguma configuração errada no tune_jfs:
22
23 jfs_tune version 1.1.14, 06-Apr-2009
24
25 JFS filesystem superblock:
26
27 JFS magic number: 'JFS1'
28 JFS version: 1
29 JFS state: mounted
30 JFS flags: JFS_LINUX JFS_COMMIT JFS_GROUPCOMMIT JFS_INLINELOG
31 Aggregate block size: 4096 bytes
32 Aggregate size: 233974064 blocks
33 Physical block size: 512 bytes
34 Allocation group size: 262144 aggregate blocks
35 Log device number: 0x802
36 Filesystem creation: Sun Dec 12 12:06:55 2010
37 Volume label: ''