From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] emerge-webrsync
Date: Wed, 30 Jul 2008 20:17:57
1 2008/7/30 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2
3 > Só atualizar a árvore do portage é inofencivo pro sistema. O máximo
4 > que pode acontecer é deletar algum ebuild de uma versão que vc tenha
5 > instalado e não conseguir, se precisar, reinstalar exatamente a mesma
6 > versão ao invés de uma mais nova. Mas se esse for teu receio, você
7 > pode manter back-ups incrementais da árvore, e caso precise algum dia
8 > de algum ebuild desse, vc pode adicioná-lo ao overlay.
9
10 Acho que é mais facil e menos "gambiarrístico" ativar a "feature"
11 buildpkg. Assim tu fica com um pacote pronto de tudo que foi instalado
12 um dia e se precisar fazer um "roll-back" de um programa tu pode fazer
13 emerge direto no tar.bz2 do pacote. O emerge da umas mijadas no cara
14 mas faz.
15
16 > Outra idéia, que eu nunca tentei e não sei se funciona, é você
17 > sobreescrever a variável PORTAGE_RSYNC_OPTS no make.conf e tirar a
18 > opção --delete.
19 >
20 > Por padrão, o valor dessa variável (hardcoded no emerge) é:
21 > PORTAGE_RSYNC_OPTS="--recursive --links --safe-links --perms --times
22 > --compress --force --whole-file --delete --stats --timeout=
23 > --exclude=/distfiles --exclude=/local --exclude=/packages"
24 >
25 > Sem a opção delete, ficaria assim:
26 > PORTAGE_RSYNC_OPTS="--recursive --links --safe-links --perms --times
27 > --compress --force --whole-file --stats --timeout=
28 > --exclude=/distfiles --exclude=/local --exclude=/packages"
29 >
30 > Dessa forma, *teoricamente*, ele não vai apagar mais nenhum ebuild da
31 > tua árvore, apenas adicionar os novos a cada sync. Não tem mais nenhum
32 > dev ou ex nessa lista que poderia comentar essa idéia?
33
34 Eu acho que isso vai dar problema porque o arquivo Manifest na pasta
35 do pacote não vai conter mais o md5 para aqueles arquivos. Aí o
36 portage vai começar a dar vários problemas com md5.
37
38 []s