From: Marcus Vinicius <mvleandro@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Qual Handbook eu sigo para instalar um Xeon 64?
Date: Wed, 30 Apr 2008 17:40:31
1 2008/4/30 Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>:
2 > 2008/4/30 Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>:
3 >
4 > > O melhor seria implementar RAID por hardware.
5 > > Pegue uma motherboard que faça isso (em SATA) ou então uma controladora.
8 > Cara, RAID por hardware tem que ter muito cuidado.
9 >
10 > Digo isso porque uma placa controladora de arrays de VERDADE, boa,
11 > custa uma mini-fortuna, e geralmente vem embutida em máquinas caras
12 > que já são de uma arquitetura servidor. 99% das placas que dizem ter
13 > RAID via Hardware (Via, Sis) e são baratas não funcionam direito em
14 > níveis mixados, ou não suportam eles simplesmente, além de te prender
15 > aquele hardware para sempre (se queimar a placa controladora, é bom
16 > ter uma gêmea). Além disso impõe limites (discos idênticos, software
17 > proprietário para configurar, menor flexibilidade).
18 >
19 > Não vale a pena quando existe tanto recurso computacional disponível
20 > em máquinas modernas, e se pode implementar quaisquer níveis em
21 > software com mínimo overload.
22 >
23 > LInk para o howto:
24 > http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-x86+raid+lvm2-quickinstall.xml
25 >
26 > E outro interessante:
27 > http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Gentoo_Install_on_Software_RAID_mirror_and_LVM2_on_top_of_RAID
32 > Daniel da Veiga
33 > --
34 > gentoo-user-br@l.g.o mailing list
38 Daniel,
39
40 Obrigado pelas dicas.
41
42 Embora eu não tivesse levantado a questão de RAID por hardware, foi
43 bom o nosso colega ter levantado, e você me convenceu a fazer por
44 software mesmo.
45
46 Os argumentos que você usou foram bastante convincentes.
47
48 Vou continuar com os meus estudos aqui!
51 Abraços,
52 Marcus Vinicius
53 Contato: (21) - 8179-1697 http://www.prosadigital.com
54
55 Analista/Desenvolvedor de sistemas Web ( UML, PHP, MySQL, W3C, Ajax, etc )
56 Consultoria em servidores Linux ( Iptables, Intranet, DNS, Apache,
57 Samba, FTP, SSH, Email, etc )
58 --
59 gentoo-user-br@l.g.o mailing list