From: Marcelo Andrade <mrrandrade@×××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Off? Empresas com modelo de negócios baseadas em open source
Date: Tue, 04 Oct 2005 08:07:11
1 Bom pessoal, talvez vocês possam me dar uma mãozinha nessa questão :-)
2 Talvez meio off, mas como a comunidade Gentoo normalmente é mais
3 ilustrada... ;-)
4
5 Estou fazendo um seminário de fim de graduação, e após muito conflito
6 com o professor - que pediu para falar sobre alguma "tecnologia de
7 ponta" recente, e, para mim, não há nada mais "de ponta" que software
8 livre ;-) -, finalmente ele cedeu e efetivamente consegui fazer com que
9 meu tema fosse software livre, modelo open-source e estratégias de
10 negócios baseadas nestes modelos. Idéias para o meu trabalho, caso
11 alguém tenha se interessado pelo tema, estão em:
12
13 http://management.itmanagersjournal.com/management/04/05/10/2052216.shtml?tid=85
14 http://www.extropia.com/tutorials/misc/opensourcebiz.html
15
16 Mas sim, basicamente o que eu estou procurando são casos práticos de
17 empresas nacionais (minúsculas, pequenas, médias ou gigantes) cuja
18 atividade principal esteja diretamente relacionada com software livre ou
19 modelo de desenvolvimento open-source. Eu já fui capaz de localizar
20 muitas (?) empresas que se dizem com ênfase em software livre, mas
21 basicamente os planos de negócios incluem instalação / suporte sobre
22 servidores GNU/Linux e alguns minguados treinamentos. Pouquíssima coisa
23 trabalhando o lado do desenvolvimento open-source do negócio.
24
25 Será que alguém conhece algum bom exemplo de empresa com plano de
26 negócios baseado em open-source para que eu possa entrar em contato e
27 mostrar que software livre e open-source são sim estratégias viáveis?
28
29 []'s Marcelo