From: Pablo NatuNobilis <natunobilis@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Cc: phess@×××××××××××××××××.br
Subject: [gentoo-user-br] Artigos para a Linux Magazine
Date: Fri, 04 Aug 2006 22:20:17
1 Aviso: Email um pouco comprido.
2
3 Amigos da lista, tenho uma comunicação e um pedido/convite pra fazer a
4 vocês.
5
6 Eu agora sou o editor da Linux Magazine (o Rafael Peregrino tá mais
7 dedicado a outras atividades da Linux New Media). Esse é o comunicado. :)
8
9 O pedido/convite é: não sei quantos de vocês lêem a Linux Magazine, mas
10 é fácil perceber que a maioria dos autores nela são estrangeiros. Pra
11 aumentar a participação de artigos originais em pt_BR na revista, eu
12 logo pensei em recorrer ao "lugar" onde mais tem gente gabaritada pra
13 escrever artigos do nível que a revista precisa, que é essa lista aqui
14 da qual eu participo desde o início.
15
16 Então, esse e-mail é uma espécie de chamada de trabalhos pra Linux
17 Magazine. Mandem artigos pra gente. Eu considero o GentooBR uma das
18 comunidades de elite no conhecimento em Linux no Brasil. Realmente
19 considero. Por isso vim aqui fazer esse convite.
20
21 Pra quem se interessar, o meu endereço na editora é:
22 phess arroba linuxnewmedia.com.br
23
24 E se você preferir publicar na Easy Linux, pode mandar artigos também.
25
26 Em ambas as revistas, é bom o artigo ter figuras (screenshots, imagens
27 etc.) e quadros. Além disso, um texto fluido é sempre bem vindo, embora
28 meu trabalho de editor seja justamente tornar textos truncados em
29 leituras agradáveis. ;)
30
31 Pra Linux Magazine, o artigo também pode conter exemplos de códigos,
32 trechos de arquivos de configuração e outras coisas mais "avançadas".
33 Enquanto isso, na Easy Linux, é proibido usar o terminal. (Acreditem!
34 Tem muita gente comprando e gostando da Easy Linux, mesmo sem as
35 maravilhas do terminal) :D
36
37 Os artigos pra Linux Magazine podem ter vários teores:
38 - HOWTOs (tutoriais)
39 - Análises de softwares
40 - Administração de sistemas e redes
41 - Programação (linguagens novas e interessantes, ou soluções para
42 problemas novos, ou apresentação de um recurso interessante de alguma
43 linguagem, por exemplo)
44
45 E exemplos pra Easy Linux seriam:
46 - Dicas de uso do KDE e Gnome.
47 - Apresentações de programas que podem já ser batidos pra vocês, mas que
48 são simples e eficientes.
49 - Análises de novas (versões de) distribuições *do ponto de vista de um
50 usuário iniciante*)
51
52 É permitido também me mandar simplesmente idéias de artigos, que juntos
53 nós podemos definir como abordar o assunto e chegar a um artigo.
54
55 Os artigos não precisam ser inovadores, só precisam abordar um tema
56 central com propriedade e coerência. Os HOWTOs do Gentoo-Wiki são um
57 ótimo ponto de partida pra pegar um tema e expandir em alguns pontos e
58 aprofundar em outros, ou simplesmente pra unir pedaços de dois ou mais
59 HOWTOs num tutorial bom.
60
61 Ah sim, não posso esquecer! Apesar de todos nós amarmos nossos Gentoos
62 particulares com todo amor, é uma característica desejável (mas não
63 obrigatória) que os artigos sejam válidos para o maior número possível
64 de distribibuições.
65
66 Enfim, participem. A Linux Magazine é realmente muito legal (agora eu
67 sou suspeito pra falar, mas eu sempre assinei ela e fui fã), assim como
68 a Easy Linux. Ajudem a aumentar a participação brasileira nessas ótimas
69 publicações.
70
71 No site ( www.linuxnewmedia.com.br ) vocês podem encontrar mais
72 informações, caso queiram alguma.
73
74 Vai também a minha assinatura pra vocês terem meu e-mail e telefone.
75
76 Abraços,
77 --
78 Pablo Nehab Hess | phess@×××××××××××××××××.br
79 Editor | Tel.: +55 (0) 11 2161 5412
80 Linux New Media do Brasil Ltda. | Fax : +55 (0) 11 2161 5410
81 http://www.linuxnewmedia.com.br/ | http://www.linuxmagazine.com.br/