From: Thiago <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Reaproveitar meu Gentoo!!!
Date: Sat, 27 May 2006 08:38:51
1 Como tu vai montar essa máquina nova? Vais ficar com 2 micros funcionando
2 ou vais depenar o "velho"? (Se quizer largar no meu lixo eu não fico
3 triste)
4
5 Se tu vai colocar a HD do antigo no novo tu pode apenas recompilar o
6 kernel no antigo para que ele suporte a controladora da HD na placa mãe do
7 micro novo (sem deixar de suportar a antiga controladora) e mais algum
8 hardware adicional, como placa de rede e som.
9 Depois bota a HD no novo e boota. Aí tu arruma o CFLAGS pra aproveitar
10 sse3 e outras coisas e recompila o kernel pra tirar o suporte ao hardware
11 do micro antigo. Vais ter que rodar o alsaconf de novo. Cuidado com o
12 framebuffer, as vezes ele dá problema nessas trocas de hardware, se tua
13 tela travar toda bugada logo em seguida do início do boot no micro novo
14 então quase certo que é isso.
15
16 É ... Pensando melhor tu vai ter que fazer isso mesmo que tu vá copiar a
17 instalação de um para o outro seguindo os passos que o Alexandre
18 inteligentemente te recomendou abaixo. De nada adiantará copiar a
19 instalação antiga se o kernel dela não puder reconhecer seu hardware novo.
20
21 Mesmo sendo bastante explicado e relativamente inteligentes os passos que
22 o Alexandre te recomendou eu vou tentar fazer uns meus aqui (mais alto
23 nível) de uma forma que eu achei mais fácil de intender.
24
25 # ainda no micro velho:
26 1. recompilar seu kernel antigo para dar suporte ao hardware novo
27 # agora no micro novo:
28 2. caso:
29 tu vai usar teu hd antigo:
30 2.0 bota ele no micro novo e corre pro abraço
31
32 tu vai comprar outro hd mas pode colocar o antigo na máquina nova
33 junto com o novo:
34 2.1 coloca o antigo como slave e o novo como master
35 2.2 da boot pelo cd do gentoo
36 2.3 particiona a nova
37 2.4 formata os sistemas de arquivos (não esquece do swap)
38 2.5 monta as partições formatadas (se tu não usa todo o sistema em
39 uma só partição então vai fazendo +- como no manual de instalação,
40 tipo, se tu usa uma partição separada pro /usr então mkdir
41 /mnt/gentoo_novo/usr e mount /dev/??? /mnt/gentoo_novo/usr)
42 2.6 monta teu sistema antigo (e também se tu usa partições
43 separadas não esquece de montar elas, tipo mount /dev/hdb6
44 /mnt/gentoo_velho/usr)
45 2.7 Agora, +- como no manual, ao invés de descompactar um stage3
46 tu faz "cp -a /mnt/gentoo_velho/* /mnt/gentoo_novo/" (man cp pra
47 quem não conhece)
48 2.8 Depois tu da o chroot pro /mnt/gentoo_novo, arruma o fstab e o
49 grub.conf, se precisar, e depois roda o grub-install pra instalar
50 a mbr do teu hd novo.
51
52 3. desmonta tudo
53 4. cruza os dedos
54 5. Ctrl + Alt + Del
55 6. tira o cd
56 7. se boot=ok então
57 comemora
58
59 Se tu não vai nem abrir o micro novo tu pode fazer o que o Alexandre disse
60 abaixo, mas como eu não entendi aquela linha bizarra em que ele faz o tar
61 e redireciona pro ssh eu faria a mesma coisa que eu te recomendei mas
62 montando as partições via nfs no micro novo e exportando elas no antigo
63 (não necessariamente nessa órdem :P). Pra copiar os arquivos até o antigo
64 pode montar as pastas do novo, mas pra escrever a mbr o novo vai ter que
65 montar do antigo.
66
67 Outra dica: "echo '/dev/(partição de boot) / (sistema de arquivos) rw 0 0'
68 > /etc/mtab" pode ajudar o grub-install a funcionar. Não se preocupe que o
69 mount arruma o mtab assim que tu der boot no teu sistema. Quando eu digo
70 partição de boot eu quero dizer a partição que contém o kernel, se tu não
71 usa /boot separado é o / mesmo.
74 Boa sorte e um abraço.
75
76 > On Fri, 26 May 2006 11:05:02 -0300