From: Joaquim Quinteiro Uchoa <joaquim.uchoa@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Sobre Top Post e outros eteceteras
Date: Wed, 28 Mar 2007 14:13:39
1 PessoALL:
2
3 Só para tentar por um fim nessa discussão. Participo de várias listas
4 desde 93, aqui e outras
5 em inglês. E sempre vi top post. Eu particularmente não gosto de usar,
6 mas desde que a
7 mensagem seja completa, não vejo problema algum. Quando falo em ser completa, é
8 aquela mensagem top post que não obriga você a ir lá embaixo para
9 poder entender do
10 que a mensagem fala.
11
12 Acho que na verdade, dado que seja completa, o top post é até uma
13 forma melhor. Eu,
14 prefiro ser preguiçoso e responder no meio da mensagem, ou seja, vou respondendo
15 entre os parágrafos, para não ter que escrever muito. Mas, para mim,
16 tudo isso é questão
17 de puro estilo. Além disso, a etiqueta deve-se adaptar aos tempos em
18 que vivemos. Em época
19 de Gmail, realmente somos inclinados ao top post (apesar de eu ir lá e
20 responder no meio
21 da mensagem). Mas já pararam para reparar que ninguém reclama mais de
22 acentos em e-mail? Os clientes fazem a conversão automática, a maioria
23 de nós usa
24 UTF-8 e vamos respeitar o bom português.
25
26 No mais, sobre HTML, eu sempre desabilito HTML em meus clientes, e geralmente
27 eles fazem a conversão automática para mim. O problema do HTML é que alguém pode
28 inserir scripts e aí aquele cliente de e-mail (o ninho de vírus) vinha
29 configurado para
30 executar esses scripts automaticamente. Blza para um fabricante de
31 vírus, não? :-P
32 Por mim, não me incomodo em receber HTML, mas jamais envio HTML e acho o bom
33 senso é fazer isso. Nem todos possuem clientes que interpretem isso.
34
35 Por fim, for para continuar discutindo isso, se top post é melhor que
36 bottom post ou
37 inline post, eu gostaria de declarar minha opinão firme que Gabriel é
38 fêmea, Emanuel é
39 macho e Ariel é hermafrodita.
42 []s
43 Joaquim