From: "João Matos" <jaoneto@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Problemas para recompilar o kernel
Date: Thu, 28 Jun 2007 01:58:30
1 Recompilar o kernel talvez seja uma tarefa meio avançada para mim no
2 momento, mas eu vou ver o que eu consigo fazer...
3
4 Primeiramente, acho importante citar que eu instalei o sistema pelo LiveDVD
5 amd64 (Incrivelmente deu certo). Depois de conhecer um pouco o sistema (o
6 portage realmente vale a pena...), fiz um emerge do fonte ( 2.6.20-r8), e,
7 'make menuconfig'. Não quis mudar muita coisa na configuração, apenas
8 acrescentei suporte a umas placas de áudio (luto por um áudio 5.1 desde que
9 eu comecei com linux e nada!), a gravação em ntfs e ao udf (um sistema de
10 arquivos de dvd aí).
11
12 Até aí tudo bem. Compilei, copiei para /boot, editei o menu.lst do grub. Na
13 primeira vez q eu reiniciei, 'kernel panic'. Para "resolver isso" copei a
14 linha do initrd do kernel antigo, para o novo. Com isso, na segunda
15 inicialização, o sistema rodou ok. Achei estranho logo de inicio, pq o drive
16 da nvidia estava instalado no novo kernel, sem que eu o fizesse. Mas tarde,
17 notei que não podia escrever nas partições ntfs, e que o udf ainda não era
18 reconhecido =/. Acredito que todo erro esteja nesse 'initrd' que eu fiz um
19 'armengue'.
20
21 Frustrado, apelei: 'emerge genkernel', 'genkernel --menuconfig all'.
22 Passei um tempão tirando algumas centenas de módulos e finalmente compilei.
23 Acertei as contas com o grub e... já era. Dessa vez não consegui nem iniciar
24 o sistema. O erro foi o seguinte: o boot ocorre normamente no sda2 (/boot)
25 mas, pelo que eu percebi, ele não consegue mudar para sda3 (/). Tentei
26 várias combinações no grub, mas o real_root=/dev/sda3 parecia não está lá...
29 Tudo que eu fiz foi dando uma olhada aqui:
30 http://www.gentoo.org/doc/pt_br/kernel-upgrade.xml . Se vcs conhecerem
31 alguma documentação mais detalhada seria ótimo.
32
33 Saudações,
36 João