From: Joaquim Quinteiro Uchoa <joaquim.uchoa@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] SwiftFox x Firefox
Date: Sun, 26 Nov 2006 01:16:49
1 2006/11/25, Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2 > Achei um benchmark usando gentoo no forum do swiftfox:
3 > http://forums.getswiftfox.com/viewtopic.php?t=97
4 > Dá uma olhada.
5
6 Achei o teste bastante incompleto: ele testou Swiftfox de 32 bits com
7 Firefox de 64 bits.
8 Aí não vai contar apenas a questão da compilação em si, mas da
9 arquitetura também.
10
11 Com certeza esse Swiftfox vai obrigar vc a ter mais memória em sua máquina (para
12 carregar as bibliotecas de suporte em 32 bits). Por outro lado, como
13 não tem operação
14 matemática ou que tome grande vantagem de 64 bits, pode ser que 64
15 bits não traga
16 nenhuma vantagem. Tanto que parece que a versão nova só tem em 32 bits mesmo:
17 http://www.getswiftfox.com/rel-athlon64.htm
18
19 De qualquer forma, a comparação só seria realmente mais completa se ele tivesse
20 usado (como eu fiz) a versão em 64 bits do Swiftfox. Ou então comparado a
21 versão em 32 bits do Firefox. Outro ponto-chave é que ele compilou o Firefox sem
22 suporte à biblioteca Pango. Eu não sei se o Swiftfox foi compilado com
23 suporte a essa
24 biblioteca, não achei isso na página, mas acho que tem sim o suporte por padrão.
25
26 Eu também vi que ele compilou o Firefox com suporte ao ramo oficial da
27 Mozilla, o
28 que não é o padrão (ao menos aqui, que não habilito nem desabilito, o
29 mozbranding está
30 desabilitado). Ou seja: isso tudo influi nos resultados e achei ruim o teste não
31 deixar claro porque tomou essas decisões e qual deveria ser o impacto
32 (não: não acho que devessem testar todas as opções, mas deixar claro o
33 que isso implica na questão da performance e pq fazer isso na comparação com
34 Swiftfox). No final das contas, para mim ele comparou o Swiftfox com o
35 Firefox que ele compilou. Ou seja: um teste que pode dar alguma pista, mas
36 cujos resultados não são confiáveis. Notem: não quero puxar sardinha para ficar
37 compilando o Firefox aqui, é apenas um hábito de acadêmico, orientador em
38 pós-graduação lato sensu, que acha que testes só são válidos para tomada de
39 decisão se deixado bem claro sua metodologia e os limites do mesmo.
40
41 No mais, vi que ele é compilado com -O3, eu uso aqui por padrão -O2, considerado
42 um pouco mais seguro para a maioria das aplicações.
43
44 Bom, por fim, eu testei ainda era a versão 1.5 e não vi vantagem que
45 justificasse eu
46 manter um aplicativo por conta própria, dado que não tem nos
47 repositórios. E mesmo
48 com minhas críticas ao teste dele, ele achou que em sites usuais, o
49 Firefox compilado
50 localmente tem melhor resultado. Novamente aí eu acho que isso pode ser
51 impactado pela diferença de arquiteturas.
52
53 Resumo da ópera: mesmo com os problemas do teste, ele mesmo deixa claro - nos
54 sites usuais, o Firefox compilado foi melhor. Eu acho que a menos que vc use
55 pouquíssimas otimizações, o Firefox compilado será melhor benefício (no geral)
56 que o Swiftfox.
61 []s
62 Joaquim
64 (o_ Joaquim Quinteiro Uchoa