From: Magno Torres <magnotorres@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Acesso ao home dir
Date: Sat, 30 Jul 2005 02:02:21
1 No mundo ideal seria ótimo que todos os usuários, a secretária, o boy, o
2 gerente do rh, fazendo um chmod, chown... mas sabemos que dificilmente algum
3 usuário se interessaria por essas ferramentas, na verdade, muitos admins nem
4 se importam de checar as permissões, portanto, um sistema Gentoo por
5 Defaulté mais inseguro que um RH - lembresse que estou usando a
6 palavra
7 Default! É muito ruim ter um grupo default pra todos, esse é o ponto!
8 Se o cara quiser ver arquivos de outros, basta alguem bobear e liberar a
9 permissão de seu grupo padrão...
10
11 Bom, se vc é um excelente admin - e acha q nao precisa ficar paranoico nao
12 deixando usuarios com o mesmo grupo - apenas se for necessário, criar
13 scripts q ficam monitorando isso pode ser uma solução.
14
15 Setar cuidadosamente o umask tb, pois qquer deslize, ja tem um cara no seu
16 grupo... que vc nem sequer conhece, mas tudo bem.
17
18 Agora o problema maior é a falta de padronização, se eu faço um script e
19 quero deixar ele GPL, não vou poder confiar nesse comando, já que muda em
20 cada plataforma e isso é lamentavel a meu ver, preferia que todos fossem
21 igual ao Gentoo ou RH ou Outra, mas infelizmente ta uma zona :)
22
23 Já vi que iniciei uma guerra santa ehheehheeh
24 Mas tentem mudar o paradigma e ver que posso estar certo, eu tb achava legal
25 todo mundo no mesmo diretório, agora vejo que isso é ruim na maioria dos
26 casos. Quando usuários precisarem ter o mesmo grupo, ai sim se adiciona um
27 comum e usa o SGID, fica liiiindU!
28
29 []s
30