From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Useradd
Date: Mon, 27 Mar 2006 14:31:04
1 On 3/27/06, Magno Torres <magnotorres@×××××.com> wrote:
2 > Tempos atraz fiz um debate sobre o useradd, pois estava insatisfeito
3 > com o mesmo.
4 > Quando adicionamos um usuário, ele colocava um grupo default, ao inves
5 > de criar por default um novo grupo para este usuário, o que deixaria a
6 > distro mais segura. Outra coisa que achei ruim é que o home do usuário
7 > não era criado por padrao.
8 >
9 > Bom, agora pelo menos uma das coisas foi resolvida, mesmo existindo um
10 > grupo padrao em:
11 > /etc/default/useradd, o useradd cria por default um novo grupo pro
12 > usuário, isto é maravilhoso, parabéns ao desenvolvedores, não estamos
13 > mais pra traz agora no quesito segurança
14 >
15 > Quem sabe a opção -m fique default ?! Vamos torcer, pois chega desta
16 > falta de padronização entre as distros... todas as distros que eu tive
17 > oportunidade de trabalhar o home do usuário era criado por padrao. No
18 > caso do Gentoo isto não acontece, precisa do -m. E não é todo mundo
19 > que sabe de onde criar o home(/home/skel), fazendo um mkdir
20 > /home/$user apenas.
23 Sinceramente, nem todo mundo concorda (eu sou um), e isso foi
24 discutido e rediscutido, portanto nem vou entrar no mérito (esse
25 negócio de segurança, home do usuário). Padronização entre distros?
26 Lembra Linux Standards?!
27
28 Agora com licença, tenho que deletar os grupos criados com mais dois
29 usuários no sistema e atribuir eles ao grupos users para que tenham
30 acesso as pastas de contribuição da aplicação, além de deletar a pasta
31 dos dois usuários que eu criei apenas para FTP e para sincronização.
32 Meu shadow não merece...
33
34 Perdemos algumas escolhas... Em nome da padronização. Mas eu confio
35 nos desenvolvedores, devem ter tido muitos (whinning) motivos.
38 Daniel da Veiga
39 Computer Operator - RS - Brazil