From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Paludis
Date: Tue, 27 May 2008 19:12:29
1 2008/5/27 Davi Vidal <davividal@×××××××××××××.br>:
2
3 > Mudando de assunto: agora lembrei do parallel-fetching, do emerge, que não
4 > existe (ainda?) no Paludis. Foi a coisa que mais senti falta durante a
5 > mudança.
6 >
7 > Se eu quero algo levemente semelhante a isso, tenho que fazer um paludis -fi
8 > PACOTES &; paludis -i PACOTES.
9
10 Mas o parallel-fetching do portage é extremamente simples. Quando você
11 roda "emerge <alguma coisa>" ele resolve as dependências e quando
12 começa a compilar ele simplesmente chama em paralelo o comando "emerge
13 <alguma coisa> --fetchonly", que eu saiba é só isso.
14
15 Uma outra funcionalidade do portage que é a que permite a ele fazer
16 esse "parallel-fetching" é criar arquivos .lock na pasta temporária do
17 pacote para o qual o emerge está fazendo algum download, isso impede
18 que outras instâncias paralelas do emerge tentem descompactar arquivos
19 que estão em download. Essa funcionalidade existe desde de uma versão
20 do portage-2.0.
21
22 Inclusive eu prefiro fazer esse "parallel-fetching" na mão que usar
23 esse recurso do portage. Primeiro eu rodo "nice emerge <alguma coisa>
24 -f" e logo em seguida o "emerge <alguma coisa>" de verdade, assim eu
25 acompanho o emerge -f num terminal e em outro a compilação de verdade.
26 O nice serve para a checagem de md5 do download não ficar disputando
27 processamento com a outra instância, que está compilando. Como o
28 emerge cria arquivos de lock quando está baixando alguma coisa as
29 diferentes instâncias não irão se atropelar. Tem a vantagem também de
30 que se a compilação dá problema ou eu dou um stop (ctrl + z) porque no
31 momento estou precisando de mais processador pra abrir um joguinho em
32 flash o download continua normalmente.
33
34 O paludis deve fazer esses arquivos de lock também, então essa função
35 de "parallel-fetching" é perfeitamente simulável.
36
37 No faq do paludis tem uma lista de várias coisas que o paludis não faz
38 e a explicação do porque e outras que ele faz de forma diferente. É
39 interessante porque ajuda a entender porque eles desistiram do portage
40 e resolveram fazer tudo de novo.
41
42 []s
43 --