From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Um sistema de arquivos para cada coisa ?
Date: Mon, 02 Mar 2009 19:19:26
1 2009/3/2 Cleverson <clever92000@×××××××××.br>:
2 >
3 > Caros:
4 >
5 > Como pretendo instalar o Gentoo em LVM, pensei em fazer várias partições, por exemplo: uma para os programas de uso diário, uma para os dados como documentos e músicas, outra para os fontes, etc.
6 >
7 > Não sei se existe um sistema de arquivos (filesystem) mais adequado para cada coisa, ex.: um melhor para compilar programas, outro melhor para manipular dados, etc.
8 >
9 > Quando instalei Ubuntu recentemente optei por ext3, pois li que o Reiser é mais propício a danos se for desligado à força e tem menos ferramentas de recuperação em geral.
10 >
11 > O que me dizem disso tudo enfim?
14 O que posso te dizer é que qualquer tentativa de responder sua
15 pergunta tem uma grande probabilidade de virar uma flame war entre
16 defensores de vários FSs, tanto por experiências diversas, como por
17 preferência pessoal, costume e/ou aspectos técnicos avançados e
18 pequenas diferenças de bechmark. Em resumo, não tem como...
19
20 O que posso te dizer é para procurar (google nele) e decidir por si
21 mesmo o que vais usar. Eu mesmo já tive sistemas com até 3 FSs
22 diferentes convivendo pacificamente (em LVM também), e o ext3 foi
23 tunado com parâmetros diferentes em 3 sistemas de arquivos diferentes
24 na mesma máquina.
27 Daniel da Veiga