From: Pablo Hess <natunobilis@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoobrasil] Artigo sobre Gentoo no developerWorks
Date: Sat, 22 Jan 2011 02:36:28
1 Rafael Goncalves Martins <rafaelmartins@g.o>
2
3 >> Então o Gentoo tem que se comunicar com o Sabayon? Não seria o
4 >> contrário? O Sabayon "depende" do Gentoo, ele sim deveria tentar
5 >> retribuir algo.
6
7 Comunicação é em duas vias. Não acho que o Sabayon **deva** alguma
8 coisa ao Gentoo, nem vice-versa. Só acho que, como dois projetos
9 grandemente baseados num mesmo corpo de código -- e com ideologias
10 semelhantes em vários pontos, acredito -- Gentoo e Sabayon deveriam
11 procurar mais um ao outro. Isso faria bem a ambos, na minha opinião.
14 >> Err... Como eu disse no post no gentoobr.org, a causa maior da
15 >> desatualização é a falta de interesse da comunidade.
16 (...)
17 >> Mas eu nao atribuiria isso a falta de prestigio, ou decadencia.
18
19 Eu não quis dizer que era uma relação tão direta. Na minha opinião, é
20 muito mais uma "tendência macro", como dizem por aí. Minha linha de
21 racioncínio foi:
22 Prestígio -> Mais usuários -> Mais usuários com vocação & interesse
23 para tradução -> Tradução mais atualizada.
24 Portanto...
25 Queda de prestígio -> Perda de usuários -> Perda de motivação pra
26 traduzir -> Defasagem na tradução.
27
28 Explicando melhor:
29 Se tivéssemos vários novos usuários todo mês aqui na lista pedindo
30 mais informações de tradução, perguntando como proceder em tal ou tal
31 momento, e deixando claro que não leram a documentação porque não
32 entendem inglês tão bem assim, acho que a defasagem das traduções não
33 teria acontecido, pois alguns dos muitos tradutores voluntários que
34 surgiram agora teriam se prontificado antes.
35
36 A relação de causalidade aqui é bem tênue, realmente. E depende de
37 vários fatores. Mas acredito, sim, que o desprestígio do Gentoo tenha
38 relação.
41 >> > Muitos ex-usuários ficaram descontentes com a falta de atualização de
42 >> > pacotes — área que realmente sofreu defasagens durante certo tempo
43 >>
44 >> Pacotes desatualizados? Já usou Debian? :P
45
46 Hehehe, "desatualizado" != "arcaico". :P
47 Agora sério: eu me lembro *bem* de ter pacotes um tanto defasados no
48 meu Gentoo por volta de 2007-2008. Os devs do projeto pareciam estar
49 mais interessados em brigas de ego e os pacotes se fragmentaram em
50 vários overlays. Pô, eu "sou da época" em que a árvore oficial tinha
51 tudo que se podia precisar. Nessa época, lembro de ter ativado meia
52 dúzia de overlays só pra ter os programas nas versões que eu queria.
55 Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com> escreveu:
56
57 > (e por favor ao OP, não veja isso como um ataque, e sim uma
58 > crítica)
59
60 Não precisa esclarecer antes, meu amigo. Eu realmente queria (e pedi) críticas.
63 > acho que um artigo assim teria que ter ido a fonte
64
65 Era pra ser um post de blog, não uma reportagem. Mas é uma boa dica, e
66 pode, sim, ser uma continuação pra este post.
67 Se você quiser indicar algum dev pra eu começar minhas "entrevistas",
68 fique à vontade.
71 > o que me parece é que
72 > uma opinião muito pessoal, muito baseada em experiências, e não em fatos.
73
74 O objetivo era mesmo ser uma opinião pessoal (e intransferível). :D
75 É um post de blog, e é um blog pessoal. Fiz questão de falar muito em
76 primeira pessoa, pra deixar claro que eram opiniões pessoais e relatos
77 de minhas próprias vivências.
78
79 No post de sequência (a reportagem mais a fundo), vou tratar de
80 despersonalizar o texto. Obrigado pela crítica!
81
82 Abraços.