From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Asus EEE e Gentoo
Date: Tue, 29 Apr 2008 18:26:11
1 Olá lista,
2
3 Recentemente adquiri um EEE da Asus, em primeiro lugar por causa da
4 portabilidade, em segundo lugar, por rodar Linux. O dito-cujo é muito
5 pequeno e leve. A duração da bateria também foi fundamental para minha
6 decisão. Vai 3 horas tranquilamente rodando o Xandros que vem nele.
7 Ele chama muito a atenção, diversas vezes no FISL me abordaram para
8 perguntar sobre ele. Infelizmente não pude mostrar ele em toda a
9 glória, visto não ter acabado de instalar o sistema na época. Apesar
10 da comunidade ter feito muito progresso em tornar o Xandros mais
11 utilizável, infelizmente, não se compara com uma distro de "verdade".
12 Resolvi que o Gentoo habitaria meu EEE, e por isso adquiri um SDHC de
13 16GB.
14
15 Depois de penar muito tempo (comecei a lidar com ele antes do FISL9.0
16 em POA, e terminei apenas ontem, 2 semanas), tenho prazer em dizer que
17 o Gentoo agora suporta TODO o hardware do EEE tranquilamente, desde a
18 webcam até wireless. A única coisa que falta é eu compilar o módulo
19 ACPI da Asus, fazer uns binds nas teclas para desativar e ativar a
20 wireless e rodar o overclock para que ele fique realmente em 900MHz.
21 Apesar de exigir mais da bateria (dura no máximo 2 horas agora), a
22 flexibilidade e poder de um sistema operacional como o Gentoo num sub
23 sub notebook com esse vale a pena.
24
25 Um "eye-candy" básico também influencia quem me vê lidando no EEE. O
26 Compiz Fusion está rodando perfeitamente com AIGLX, e se torna muito
27 útil, devido a tela pequena, para agilizar a navegação em janelas.
28
29 Mais alguém aí rodando Gentoo no EEE?
32 Daniel da Veiga
33 éí¢‹¬z¶ë–+-²§¶Š(® šŠX§‚X¬