From: Willian Ferraz <geekslack@××××××××.org>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Portage pos-pane com alzheimer serio
Date: Fri, 16 Sep 2005 18:34:58
1 Já tentom fazer um regenworld?
2 talvez resolva
6 On Fri, 2005-09-16 at 15:23 -0300, Pablo "NatuNobilis" wrote:
7 > Amigos, passei recentemente por uma pane no meu sistema de arquivos
8 > raiz. Foi por erro meu, mas foi uma brecha ridícula que o sistema não
9 > podia ter deixado. Explico depois.
10 >
11 > Conseqüências do problema: perdi todo o meu /etc/conf.d (já resolvido),
12 > e meu portage simplesmente acha que eu não tenho nenhum pacote instalado
13 > (totalmente não resolvido). :(
14 >
15 > Pois bem. Fora esse troço do portage, meu sistema está funcionando
16 > perfeitamente, como antes. Não precisei reinstalar nada, exceto os
17 > pacotes que tinham arquivos no /etc/conf.d.
18 >
19 > Mas como é que eu faço pra informar ao portage que eu já tenho um MONTE
20 > de pacotes instalados? O emerge --inject, que foi minha primeira
21 > tentativa, informa que está "deprecated", e sugere a substituição pelo
22 > /etc/portage/package.provided. Porém, o package.provided é diferente do
23 > que eu preciso.
24 >
25 > Tentei ver todos os pacotes instalados através do genlop -l, mas ele só
26 > lista os pacotes instalados desde 2 de dezembro de 2004, sendo que meu
27 > sistema é significativamente mais antigo que isso, e provavelmente tem
28 > pacotes que não aparecem nos logs pós-2/12/2004.
29 >
30 > E aí, alguém teria uma sugestão salvadora?
31 >
32 > Abraços a todos,
33 > Pablo.
36 > PS: A explicação da falha no fs: Botei meu laptop pra dormir com o
37 > comando 'sync && echo disk >/sys/power/state', e ele foi dormir muito
38 > educadamente. Depois disso, lembrei que precisava ainda pegar um arquivo
39 > no computador, e por isso liguei-o novamente. Por algum motivo, mandei
40 > ele NÃO retornar do sono, ou seja, mandei ele ligar como se ele tivesse
41 > sido desligado normalmente. Já fiz isso várias vezes e nunca tive problemas.
42 > Esta vez não foi diferente. Ele entrou normalmente no sistema.
43 > Desliguei-o-o :) sem botar pra dormir. Shutdown mesmo.
44 > Correu sem problema.
45 >
46 > Na manhã seguinte, liguei o bicho como de costume. Ele ligou como se
47 > tivesse acabado de voltar do sono! Funcionou direito, com alguns avisos
48 > estranhos, como "terminal type blablalba not Linux", entre outros. Achei
49 > que fosse pane passageira. Uma hora, ele se desligou sozinho. Deu medo.
50 >
51 > Religuei-o-o :) e ele foi entrando direito, até dizer que "filesystem
52 > is NOT clean", e tentar limpar o fs. Deu mil mensagens de erro durante a
53 > limpeza, e falou pra eu rodar o fsck (naquele esquema de "Type root
54 > password for system maintenance or press ENTER for normal boot"). Deu
55 > mais medo.
56 >
57 > Usei um liveCD do gentoo pra dar um reiserfsck --check e reiserfsck
58 > --rebuild-tree no fs raiz. Erros consertados (vários deles,
59 > aparentemente), reiniciei pelo HD. Para minha surpresa, vários erros
60 > aconteceram durante a inicialização (o /etc/conf.d tinha morrido), e o
61 > portage esqueceu todo seu passado de instalações.
62 >
63 > Essa é uma história verídica. Aconteceu comigo mesmo. :(
64 --
65 Willian Ferraz
66 Geek_Slack
67 geekslack@××××××××.org
68 Editor do site www.gentoobr.org
69 Integrante da Equipe de tradução para pt_BR
70 do site oficial www.gentoo.org
71 ICQ: 7439928
72 MSN: willian_ferraz@×××××××.com
73 Jabber: geekslack@××××××.org
80
81 "The young Jedi named Darth Vader, who was a pupile of my until he
82 turned to evil, helped The Empire hunt down and destroy the Jedi
83 Knights. Vader was seduced by the Dark Side of the Force"
84 --- Obi-Wan Kenoby - Star Wars Episode IV: A New Hope