From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Notebook congelando
Date: Sun, 04 Mar 2007 02:32:41
1 É estranho isso tudo, mas o mais estranho é o travamento.
2
3 Com que frequencia isso acontece?
4 Você notou alguma coincidência desses travamentos com alguma coisa que
5 você está rodando no momento?
6 Você tem algum outro sistema operacional no seu notebook pra testar se
7 esse tipo de coisa acontece nesse outro sistema também? O ideal seria
8 testar com outra distribuição de linux, mas se você tiver um sistema
9 operacional proprietário no computador também já da uma pista.
10
11 Se não for hardware é provável que seja o suporte ao hardware, mostre
12 seu lspci [-vv] pra gente ver.
13
14 Beleza?
15
16 Quoting Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>:
17
18 > Há poucos dias comprei um notebook e instalei Gentoo nele.
19 > Infelizmente ele tá com uns bugs meio estranhos.
20 >
21 > Por exemplo, se eu tirar o cabo de rede e der um net.eth0 restart, ele
22 > vai dar um erro, claro, mas se eu recolocar o cabo depois desse erro,
23 > não consigo mais subir a rede, parece que a placa de rede é desligada
24 > (quando a conexão tá normal, o meu hub fica com uma luz verde, agora
25 > só dá vermelho. Se não tivesse nada ligado, ficaria apagada). Fica
26 > assim até o próximo reboot.
27 >
28 > Na rede da faculdade, talvez por ser muito rápida, se eu começar a
29 > baixar algo acontece a mesma coisa. Curiosamente, com a rede 100Mbits
30 > aqui em casa, transfiro arquivos normalmente.
31 >
32 > Sem falar que o parellel-fetch do Portage as vezes funciona, as vezes
33 > não. Estranho.
34 >
35 > Outro problema mais grave é a máquina travar do nada. Eu já tinha
36 > experimentado travadas do X com outro computador, mas a máquina ainda
37 > continuava viva, dava pra entrar por ssh e reiniciar o X. Desta vez as
38 > travadas do notebook deixam ele inutilizável mesmo, nem ping responde
39 > mais.
40 >
41 > Mandar benzer o bicho...
44 > ja ne