From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] python/perl no USE flags
Date: Wed, 01 Dec 2010 13:15:35
1 2010/12/1 Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
2
3 > Pessoal,
4 >
5 > Até hoje eu realmente não entendo a necessidade que alguns pacotes do
6 > portage têm de habilitar "python" ou "perl" nos seus USE flags.
7 > Um exemplo é o net-snmp, que tem ambos. O MySQL também tem o flag "perl", o
8 > vim tem "python".
9 > Para que ?
10 >
11 > Ao meu ver, parece que é só para complicar no momento de um upgrade do perl
12 > (de 5.8.8 para 5.12.2) ou do python (de 2.6 para 2.7 ou 3.1), onde todos os
13 > módulos precisam ser recompilados e também suas dependêncais... e é aqui
14 > que
15 > entra o net-snmp, mysql e vim.
16 >
17 > Em um servidor de produção, isso complica bastante as coisas.
18 > Na prática, esses pacotes nem precisariam ser recompilados pois nunca vi
19 > qualquer tipo de utilidade de perl ou python neles.
20 >
21 > Minha dúvida é: se eu colocar no make.conf:
22 > USE="-perl -python ..."
23 >
24 > O que será que aconteceria ?
27 Você desabilitaria o perl e python em todos os pacotes que possuem essa
28 dependência OPCIONAL. Se ela é opcional (ou seja, possui uma USE flag para
29 que o pacote saiba durante a compilação se deve compilar suporte para isso
30 ou não) e você não usa nada específico dentro do pacote que dependa disso,
31 teoricamente não teria problema nenhum.
32
33 Obviamente não se deve fazer isso em um servidor em produção, mas uma
34 máquina virtual para testar por um tempo antes de colocar em produção já
35 está de bom tamanho. Eu pessoalmente tinha (-pam) no meu make.conf até pouco
36 tempo atrás, e apesar dos milhares de avisos de que iria quebrar alguma
37 coisa, nunca tive problemas (e o login era BEM mais rápido).
40 Daniel da Veiga