From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo embarcado .. espaço em disco
Date: Sat, 12 Sep 2009 02:25:26
1 2009/9/11 CBnet <cbneti@×××××.com>:
2 > Estou customizando e otimizando um Gentoo para rodar numa plaquinha
3 > mini-itx da via, os sistema ta muito bom ocupando menos de 20MB de
4 > memória com o X e openbox iniciados..
5 > Mas tenho um problema os sitema ta ocupando muito espaço em disco, por
6 > volta de 2GB, fiz limpeza dos temps, dei uma boa diminuida no
7 > /usr/portage  fazendo exclude do que não precisava.. ainda penso em
8 > usar o squishfs ou  talvez o eliminar por completo, pq uma vez
9 > embarcado não sera mais mechido.
10 > Agora o diretório que mais me ocupa espaço segundo o du é o
11 > /usr/src/linux.. ,  teria como eu eleminar os fontes do linux que
12 > ocupa por volta de 500MB, so deixar o estritamento necessário ??
13 > Alguém tem mais alguma dica do que eu possa fazer para ganhar mais
14 > espaço, eliminar arquivos desnecessarios, deixando o estritamente
15 > necessário para o funcionamento, penso tambem eliminar documentação
16 > man  etc ?? eliminar o gcc deixando so as bibliotecas necessárias ??
17 >
18 > Cheguei a pensar em trocar a glibc pela uclibc, baixei o stage com a
19 > uclibc, mas na hora que faço chroo nele, não loga como root mas como
20 > usuário restrito dai não consigo fazer nada, alguma idéia ??
23 Até onde eu saiba, as fontes do kernel (presentes em /usr/src) são
24 necessárias apenas ao compilar pacotes que dependam dos cabeçalhos do
25 kernel, ou o próprio kernel. Depois não se usa mais isso. O portage é
26 muito grande, se o sistema vai embarcado e imutável, convêm nem enviar
27 o portage junto. Dependendo do que vai rodar, dependências do próprio
28 portage também podem ser desnecessárias.
29
30 Quando instalei um sistema com espaço em disco reduzido, eu tinha dois
31 chroots. Um com o sistema completo para o caso de eu precisar preparar
32 outra imagem ou modificar o sistema usando as ferramentas do portage e
33 Gentoo. O segundo chroot era uma imagem do sistema, sem o portage, sem
34 os fontes do kernel, sem python, e mais algumas coisas. No sistema
35 embarcado, através da rede, eu removia coisas e testava a
36 funcionalidade do sistema. Se tudo desse certo, rsync para o segundo
37 chroot, como backup, se desse errado, fazia o caminho inverso para
38 reverter a porcaria e tentar outra coisa.
39
40 Dessa forma consegui um sistema mínimo e funcional.
43 Daniel da Veiga