From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Dilema gentoo 32bits vs 64bits
Date: Sun, 27 Mar 2011 10:04:25
1 Enquanto precisar de emiulação e outras gambiarras, continuo no 32 bits.
2 A tecnologia mais recente não acompanha o desenvolvimento mais recente,
3 senão não precisaríamos de gambiarras.
4
5 Repito, quando tudo funcionar no 64 bits, ele vai se tornar padrão, e eu vou
6 usá-lo, por enquanto, o padrão ainda não é 64 bits, portanto, não será minha
7 escolha.
8
9 2011/3/26 Pablo Hess <natunobilis@××××××××.org>
10
11 > Acho que o uso de 32 ou 64 bits é reflexo de algumas coisas:
12 > 1- uso de memória. Para usar >4 GB de RAM, 64 bits é o jeito certo.
13 > 2- se memória não é a questão, vem o aspecto de criptografia. Segundo
14 > li, os cálculos envolvidos na criptografia (tanto de discos quanto de
15 > tráfego de rede) se beneficiam muito do maior "tamanho de palavra" dos
16 > 64 bits. Como resultado, operações que envolvam criptografia se tornam
17 > sensivelmente mais rápidas.
18 > 3- se memória e criptografia não são a questão, aí vem o aspecto
19 > tecnológico propriamente dito, e usar 64 bits só indica se você quer
20 > estar do lado da tecnologia mais recente em vez do lado da
21 > usabilidade.
24 > Dito tudo isso, no meu laptop com 4 GB de RAM eu uso bastante
25 > criptografia de rede, mas nenhuma criptografia de disco, e não notei
26 > diferenças significativas de desempenho nos 64 bits. Mas nunca fiz
27 > nenhuma medição, então essa experiência só se baseia no uso diário sem
28 > muita atenção. Mesmo assim, optei pelo Gentoo AMD64 porque quero estar
29 > no lado da nova tecnologia -- sim, motivo 100% nerd. :)
30 >
31 > E no uso diário, os únicos pacotes que exigem toooooda a emulação dos
32 > 32 bits são Skype (funciona 100% na emulação), Flash (a instalação
33 > manual do plugin experimental de 64 bits funciona em navegadores
34 > compilados pra AMD64) e os pacotes "-bin" dos navegadores.
35 >
36 > Como o plugin do Flash já está funcionando, estou muito tentado a
37 > abandonar a emulação dos 32 bits e instalar uma máquina virtual com
38 > qualquer Linux de 32 bits pra rodar o Skype lá dentro. Eu não uso ele
39 > com tanta frequência.
40 >
41 > Espero que isso ajude.
42 >